Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
11/07/2023 às 6:30 - há XX semanas | Autor: Livia Oliveira*

PREVISÃO

Salvamar faz alerta para afogamentos durante inverno na capital baiana

Semana será com sol em grande parte da Bahia e na faixa litorânea, segundo o Inmet

Mar agitado na praia do Jardim de Alah
Mar agitado na praia do Jardim de Alah -

Não se engane com o tempo ensolarado, porque o risco de afogamentos e mar agitado ainda continua, mesmo com o tempo aberto nesse início de semana. Quem faz o alerta é a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar). Na semana passada, dois banhistas foram resgatados pelo Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), após afogamento na praia do Buracão, no Rio Vermelho, e vídeos do mar agitado circularam nas redes sociais.

“Depois de um longo período de chuva e de frente fria, quando o sol abre e a praia se torna convidativa, as pessoas não entendem que o mar não perde aquela configuração de inverno com as correntes de retorno mais acentuadas, com as ondas com tamanho maior, com volume pluvial, e isso acaba acentuando as correntes de retorno. A força das ondas implica diretamente na corrente de retorno, então o mar se torna mais perigoso”, alerta o coordenador geral da Salvamar, Kailani Dantas.

Conforme o relatório da Salvamar, de janeiro até junho deste ano, foram 495 ocorrências registradas. No ano passado, foram 503 no mesmo período. “A Salvamar realizou mais de 40 mil abordagens de conscientização na orla de Salvador só neste ano. Ano passado foram 27 mil. Ano passado a Salvamar computou 16 óbitos por afogamento. Este ano, foram 3. E a gente já está indo para o sexto mês sem afogamento no nosso trecho habitual, das Praias de Jardim de Alah até Ipitanga”, pontua Kailani.

Contudo, ainda fica o alerta para as pessoas tomarem banho perto do posto de salva vidas, além de perguntar aos agentes da Salvamar qual o melhor local para banho e prestar atenção nas bandeiras nas praias. “As pessoas não devem abusar da bebida alcoólica. As pessoas em hipótese alguma devem entrar no mar para tentar fazer um resgate, caso encontrem uma situação de afogamento, pois a possibilidade é grande que elas se tornem vítimas”, sugere o coordenador.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essa semana será com sol em grande parte do estado e inclusive na faixa litorânea. “Vamos observar apenas chuvas rápidas, isoladas, aquelas chuvinhas mais fracas, geralmente no início do dia, madrugada, mas nada de muita intensidade”, explica Cláudia Valéria, a meteorologista do Inmet.

As temperaturas ficam num padrão mais elevado, sem ocorrências de rajadas de ventos mais significativas. Aqui em Salvador, a mínima deve ficar em 22°C e a máxima entre 28°C e 29°C.

*Sob a supervisão da editora Meire Oliveira

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Publicações Relacionadas

A tarde play
Mar agitado na praia do Jardim de Alah
Play

Cenário de destruição: ônibus colidem na Avenida Tancredo Neves; vídeo

Mar agitado na praia do Jardim de Alah
Play

Saiba quem é Marvin, ‘fiel’ do traficante mais procurado de Itaparica

Mar agitado na praia do Jardim de Alah
Play

Após manutenção, Linha 2 do metrô volta a operar em Salvador

Mar agitado na praia do Jardim de Alah
Play

CCR disponibiliza ônibus 'de graça' após pane na Linha 2 do metrô

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA