São Pedro é homenageado em programação festiva em Salvador | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

São Pedro é homenageado em programação festiva em Salvador

Paróquia São Pedro, na Praça da Piedade, realizou tríduo preparatório para a festa

Publicado quarta-feira, 29 de junho de 2022 às 00:07 h | Autor: Antônio Dilson Neto*
A Paróquia São Pedro, localizada na Praça da Piedade, tem missas ao longo do dia
A Paróquia São Pedro, localizada na Praça da Piedade, tem missas ao longo do dia -

São Pedro, padroeiro dos pescadores e das pessoas viúvas, é homenageado em programação festiva. A Paróquia São Pedro, na Praça da Piedade, realizou tríduo preparatório para a festa do primeiro papa da Igreja Católica com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. 

Cada dia, os fiéis refletiram sobre um subtema: “Comunhão” (dia 26), “Participação” (dia 27) e “Missão” (dia 28). Nesta quarta, 29, as celebrações acontecem durante todo o dia, com homenagens também para São Paulo.

“Normalmente, a gente celebra o santo no dia de sua morte. São Pedro e São Paulo não morreram no mesmo dia, mas a celebração no dia 29 de junho foi instituída pela Igreja no século II para ocupar o lugar de uma celebração pagã em homenagem a Rômulo e Remo, irmãos fundadores de Roma”, explica padre Aderbal Galvão, titular da paróquia.

O padre conta que São Pedro e São Paulo são figuras fundamentais para o cristianismo. “Esses dois apóstolos são as duas colunas da Igreja. A São Pedro, Jesus confiou a continuidade do trabalho com a igreja judaica. A São Paulo, a conversão do mundo pagão. São dois grandes pilares da Santa Igreja”.

Títulos

São Pedro é, ainda, padroeiro dos viúvos e viúvas, porque era viúvo; dos porteiros, porque Jesus Cristo lhe confiou as chaves do Reino dos céus; dos comerciantes e comerciários, porque a paróquia está localizada no centro, área tradicionalmente comercial. Padre Aderbal conta que o andor de São Pedro, que sairá em procissão pela cidade, tem o formato de barco. “São Pedro, o primeiro papa, é padroeiro dos pescadores porque era pescador. Por isso, o andor dele, um barco, já está pronto, decorado. São Pedro quer o barco dele na rua, perto do povo. O papa Francisco colocou a igreja em sínodo, palavra que significa ‘caminhar juntos’. Dessa forma, a proposta é viver em comunhão, exercendo sua participação no mundo, cumprindo a missão dada por Jesus”.

Nesta quarta, a programação tem início com a alvorada, às 6h30, seguida de missa pelo papa, às 7h; pelos comerciantes, comerciários e vendedores ambulantes, às 8h; pelos viúvos e pelas viúvas, às 9h; pelos idosos e pelos doentes, às 10h; pelos aniversariantes do dia e por pessoas com o nome Pedro, às 12h; e pelas pastorais, ministérios e movimentos, às 14h30. Das 13h às 14h os fiéis participam da adoração ao Santíssimo Sacramento e, às 15h30, haverá procissão pelo centro. 

Os festejos serão encerrados com a celebração de missa campal, às 16h30, presidida pelo bispo auxiliar dom Marco Eugênio Galrão.

A Igreja São Pedro dos Clérigos, no Terreiro de Jesus, também celebra o padroeiro. A missa solene terá início às 12h, e será presidida pelo bispo auxiliar dom Valter Magno de Carvalho.

*Sob a supervisão da editora Meire Oliveira

Publicações relacionadas