APURAÇÃO
Secretário pede investigação rigorosa sobre Caso Gamboa
Segundo Ricardo Mandarino, envolvidos serão responsabilizados caso sejam comprovados excessos da PM
O secretário de Segurança Pública da Bahia, Ricardo Mandarino, determinou "apuração rigorosa" sobre a operação policial que deixou três mortos na região da Gamboa, em Salvador, na última terça-feira, 1°.
Segundo Mandarino, caso a investigação comprove que houve excessos por parte da Polícia Militar, os envolvidos serão responsabilizados. O inquérito está em estágio preliminar de apuração pela Corregedoria da PM. Os militares não foram afastados das atividades, mas os armamentos utilizados na ocorrência foram encaminhados à perícia.
Os moradores da comunidade afirmam que os policiais chegaram no local atirando, levaram os jovens para um imóvel abandonado e os executaram. Por sua vez, a Polícia diz que recebeu uma ocorrência de sequestro, e que foi recebida a tiros pelos jovens, que acabaram sendo feridos em um suposto revide.
A seccional baiana da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) defendeu o afastamento dos policiais envolvidos na operação e uma investigação transparente por parte da corregedoria da PM, e também que vai cobrar urgência na instalação de câmeras em viaturas e fardas da PM.
Já o MP-BA (Ministério Público Estadual) instaurou um procedimento de notícia de fato para acompanhar as investigações sobre a ação policial. O processo foi entregue a um promotor de Justiça do Núcleo do Júri para verificar a adoção das medidas cabíveis.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro