Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
04/01/2024 às 13:05 • Atualizada em 04/01/2024 às 17:37 - há XX semanas | Autor: Alex Torres e Daniel Genonadio

Suspeita de sequestro de Mestre Lourimbau teria atacado outros idosos

Músico foi mantido em cárcere privado e dormia em cama de madeira e sem colchão

Mestre Lourimbau ficou em cárcere privado por 8 meses
Mestre Lourimbau ficou em cárcere privado por 8 meses -

Resgatado na tarde de quarta-feira, 3, após ser mantido em cárcere privado por oito meses, o cantor, compositor e berimbalista Lourival Santos Araújo, conhecido como Mestre Lourimbau, de 75 anos, não foi a primeira vítima da mulher suspeita de cometer o sequestro. A informação foi divulgada pela Polícia Civil em coletiva à imprensa nesta quinta-feira, 4.

>> Mestre Lourimbau é resgatado após ser mantido em cárcere privado

O delegado Ricardo Amorim, do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV), detalhou que Mestre Lourimbau foi encontrado em um imóvel repleto de grades e correntes, em situação de extrema vulnerabilidade. O local era quente e úmido e o músico dormia em uma cama de madeira, sem colchão.

Mestre Lourimbau foi diagnosticado com demência e depende do uso contínuo de medicações para os problemas de ordem neurológica. O idoso foi resgatado com baixo peso e sem acesso a alimentação e saúde adequadas.

"Talvez se ele permanecesse lá por mais tempo, é muito possível que chegasse até a uma situação mais grave. Encontramos ele com baixo peso, alternando estados de lucidez e de confusão", disse, acrescentando também que Mestre Lourimbau também sofria violência psicológica.

Mestre Lourimbau foi o único idoso encontrado no imóvel localizado no Alto da Terezinha, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. No entanto, a polícia recebeu informações de que outros idosos também passaram pela mesma situação anteriormente. A mulher mantinha as vítimas e as levava para agências bancária para se apropriar indevidamente dos seus benefícios sociais.

As informações que nós obtivemos através de testemunhas é de que ele não é o primeiro idoso a passar por essa casa. Outros ficaram mantidos nessa mesma condição de cárcere privado. Estamos apurando quem foram as pessoas que ficaram presas e onde foram parar. Informações são de que as pessoas foram liberadas depois, mas vamos investigar para entender exatamente como aconteceu com cada vítima

Ricardo Amorim - delegado do DPMCV

A polícia também negou qualquer tipo de relação de amizade ou parentesco entre a suspeita e Mestre Lourimbau. A sequestradora já foi identificada e qualificada, mas ainda não foi localizada e presa. As buscas por ela seguem na tentativa de fechar um inquérito.

Família

Mestre Lourimbau tem um histórico de desaparecimentos por conta da sua condição de saúde. Ele, inclusive, chegou a fugir de outras lares de acompanhamento. Após o resgate desta quarta, o idoso foi levado para o Lar de Idosos Três Corações, também no Subúrbio Ferroviário de Salvador.

A situação de Mestre Lourimbal foi apurado pelo Portal A TARDE desde a última quinta-feira, 28 de dezembro, mesmo dia em que a polícia tentou resgatá-lo, sem sucesso. Novas diligências aconteceram, até o resgate ser efetivado na quarta-feira, 3.

Delegado Ricardo Amorim
Delegado Ricardo Amorim | Foto: Alex Torres | Ag. A TARDE

Nesse período, a polícia entrou em contato com familiares, localizando apenas uma irmã do Mestre Lourimbau. O artista tem dois filhos, que não foram contatados. Um deles mora no exterior, enquanto outro não conta com residência fixa.

"Nós fizemos buscas em relação a outros familiares para entender como ele chegou nesse estado de vulnerabilidade, de ser vítima dessa mulher. O motivo que fez com que ele estivesse sozinho. Ele tem dois filhos. Um mora em outro país, outro que é andarilho e não tem endereço fixo. Mas seguimos com essa busca para ter familiares que possam nos auxiliar a manter a integridade física e psicológica", falou o delegado.

Sobre o Mestre Lourimbau

Mestre Lourimbau é natural do Alto do Peru, no bairro do Largo do Tanque, em Salvador. Em 1982, participou de festivais instrumentais na sala principal do Teatro Castro Alves (TCA). Nos anos 80, deu aula na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (Ufba), na Escola de Comunicação e Artes da Universidade São Paulo (USP) e no Conservatório Musical Souza Lima.

Além disso, ele também tocou em Berna, na Suíça, para apresentação na Feira de Música Brasileira; e em Luneburg, na Alemanha.

Assuntos relacionados

cárcere privado Polícia Civil Sequestro Tag: Mestre Lourimbau

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

cárcere privado Polícia Civil Sequestro Tag: Mestre Lourimbau

Repórter cidadão

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

cárcere privado Polícia Civil Sequestro Tag: Mestre Lourimbau

Publicações Relacionadas

A tarde play
Mestre Lourimbau ficou em cárcere privado por 8 meses
Play

Ferry-boat: tempo de espera na fila chega a quatro horas

Mestre Lourimbau ficou em cárcere privado por 8 meses
Play

Saída de Salvador na BR-324 segue movimentada neste sábado

Mestre Lourimbau ficou em cárcere privado por 8 meses
Play

VÍDEO: dono de mercadinho é morto com tiros na cabeça em Salvador

Mestre Lourimbau ficou em cárcere privado por 8 meses
Play

Fogos de artifício: saiba quais perigos e cuidados necessários ao usar

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA