Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

Tratamento de varizes será feito gratuitamente

Por João Eça, do A TARDE

10/10/2008 - 7:31 h | Atualizada em 10/10/2008 - 11:44

Dores insuportáveis, inchaços nas pernas, edemas e a impossibilidade de realizar atividades comuns do cotidiano, como ir trabalhar ou fazer compras no supermercado. Essas são algumas das complicações que as varizes causam na vida da empregada doméstica Mariza Ferreira dos Santos, 44 anos, há mais de 15 anos. No entanto, pessoas como Mariza têm um bom motivo para comemorar, pois, por meio de uma moderna técnica de tratamento para as desconfortáveis dilatações anormais das veias, pode-se resolver o problema.

A partir desta sexta-feira, o Hospital Santo Antônio (Obras Sociais Irmã Dulce), no Largo de Roma, vai realizar, gratuitamente, cirurgias a laser para a eliminação das varizes, com o principal objetivo de contemplar a população carente que não tem condições de arcar com os altos custos da operação. O preço do procedimento cirúrgico, denominado endolaser, gira em torno de R$ 3 mil.

AGENDAMENTO – O cirurgião vascular Marcelo Gomes informa que os pacientes interessados no tratamento devem agendar uma consulta no Hospital Santo Antônio, onde serão avaliados por uma equipe especializada em angiologia. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira e as marcações podem ser feitas na própria unidade ou pelo telefone 71-3310-1100. De acordo com o médico, duas ou três operações serão feitas todas as semanas.

“Já estamos realizando uma triagem, onde identificamos os casos de maior gravidade e encaminhamos para a operação”, explica o médico aos interessados. Além dele, os cirurgiões vasculares responsáveis pelos atendimentos no Hospital São Gustavo Barroso, Adriano Gomes e Marcos Vinícius Borges.

O fim dos sofrimentos causados pelas varizes é o grande sonho que Mariza espera ver realizado após ser operada com o método a laser. “Quero recuperar a minha qualidade de vida. Poder trabalhar, sair, fazer tudo com mais tranqüilidade, sem me preocupar com as dores ou se as varizes vão estourar, como já ocorreu com a minha mãe”, planeja a trabalhadora doméstica, muito esperançosa.

VANTAGENS – O cirurgião vascular Marcelo Gomes destaca os inúmeros benefícios que, segundo ele, são obtidos com o endolaser. “A maior vantagem em relação ao procedimento convencional (safenectomia) é que as cirurgias a laser são realizadas com anestesia local e sedação do paciente, excluindo a necessidade de cortes ou incisões. Isso possibilita uma recuperação mais rápida do operado e o retorno dele às atividades cotidianas também de uma forma mais precoce, entre 48 ou 72 horas depois do procedimento”, esclarece. Na operação tradicional, o tempo de recuperação pode chegar a cerca de dez dias.

Outra vantagem do procedimento a laser é que o operado volta para casa no mesmo dia, conforme garante o cirurgião. Além disso, os riscos de lesões nos nervos ou vasos linfáticos são praticamente inexistentes. Com o endolaser, as veias doentes não precisam ser cortadas ou retiradas. “O que fazemos é cauterizar as varizes, inutilizando a veia, ou seja, ela perde a função. Depois, esta veia operada é reabsorvida pelo organismo, que desvia a circulação do sangue para as outras veias saudáveis”, descreve o médico.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x