SALVADOR
UPA Valéria oferece serviço psiquiátrico 24h em Salvador
Por Da Redação

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Valéria é uma das duas Unidades de Pronto Atendimento com Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental emergencial na rede municipal de Salvador, atendendo cerca de 200 pacientes por mês desde o início da pandemia.
A unidade conta com cinco leitos de emergência psiquiátrica e com equipe interdisciplinar articulada com as redes de saúde mental, de atenção básica e de proteção social, para atender as demandas psíquicas e clínicas emergenciais. A unidade é gerida pela S3 Gestão em Saúde.
O atendimento especializado acontece tanto para pacientes que chegam na unidade por conta própria, quanto por regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “O paciente chega aqui em surto, por exemplo, e fica durante dois ou três dias, até ter alta ou sai regulado para algum hospital de saúde mental da rede municipal”, conta Wagner Ferraz, psicólogo e coordenador do projeto na unidade.
Atendimento completo
O serviço também leva em consideração o quadro clínico do paciente, oferecendo a integralidade da saúde. Assim, caso um paciente dê entrada com gravidade psiquiátrica, mas apresente também outras demandas clínicas (ou vice-versa), a UPA Valéria consegue atendê-lo de forma completa, atendendo todas as necessidades.
“Para fazer funcionar essa emergência, a gente construiu a abordagem clínica na saúde mental com uma equipe multidisciplinar, então a gente tem a equipe completa, psiquiatria, psicologia, enfermagem, nutrição, farmácia, enfim, uma equipe mínima de saúde mental para atender ao paciente”, explica o psicólogo.
Desde que o projeto foi criado, já no contexto de pandemia, levando em consideração o aumento de casos de adoecimento psíquico não apenas da população, mas também dos profissionais de saúde, o serviço passou também a dar suporte aos seus profissionais em casos emergenciais.
Em média a unidade realiza 10 atendimentos por tentativa de suicídio e cerca de 20 pacientes precisaram de internação de urgência na unidade por mês.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes