SALVADOR
Veículo sobre trilho vai cortar a Avenida Paralela
Por Felipe Amorim e Valmar Hupsel Filho*
O governo do Estado anunciou na terça-feira, 21, o modelo de transporte público que será adotado para a Copa 2014: a Avenida Paralela vai receber um sistema de trilho – não se sabe ainda se metrô ou monotrilho – interligando o Aeroporto ao Acesso Norte.
Também estão previstas linhas exclusivas de ônibus BRT (Trânsito Rápido por Ônibus, na sigla em inglês) para facilitar o acesso de passageiros ao sistema de trilhos que será implantado, nas avenidas transversais à Paralela, como as avenidas Pinto de Aguiar e Gal Costa. A informação confirma o que A TARDE antecipou na semana passada.
Em entrevista à TV Itapoan, o governador Jaques Wagner revelou que três dos sete projetos apresentados foram melhor avaliados através do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI).
Segundo fontes que participaram do processo de avaliação, os três projetos que mais agradaram foram o metrô da Invepar (empresa formada por três fundos de pensão e pela OAS), o monotrilho da Queiroz Galvão e o BRT do Setps e da Odebrecht.
Os orçamentos dos três variam de R$ 2 bilhões a R$ 3 bilhões. Em 45 dias, o Estado definirá os aspectos técnicos do projeto e abrirá licitação. A opção pelo modelo de trilhos no trecho principal foi elogiada por especialistas.
O anúncio do modelo de transporte escolhido foi feito em coletiva de imprensa, na manhã de terça, pelo secretário estadual do Planejamento (Seplan), Zezéu Ribeiro, e pelo secretário estadual da Copa (Secopa) Ney Campello. As propostas preveem a ligação entre Salvador e Lauro de Freitas até a Copa de 2014.
*Colaborou Levi Vasconcelos
Leia reportagem completa na edição impressa do Jornal A Tarde desta quarta-feira, 22, ou, se você é assinante, acesse aqui a versão digital.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes