Cidades baianas atingidas por chuvas recebem ajuda da Turquia | A TARDE
Atarde > Bahia

Cidades baianas atingidas por chuvas recebem ajuda da Turquia

Foram entregues 120 fogões e 60 geladeiras a moradores de três municípios

Publicado terça-feira, 22 de março de 2022 às 15:56 h | Autor: Da Redação
Embaixador da Turquia, Murat Yavus Ates, esteve presente junto com deputado federal, Félix Mendonça Júnior (PDT), e outras autoridades
Embaixador da Turquia, Murat Yavus Ates, esteve presente junto com deputado federal, Félix Mendonça Júnior (PDT), e outras autoridades -

Eletrodomésticos foram entregues, nesta terça-feira, 22, a famílias que tiveram perdas materiais por causa das chuvas que caíram na Bahia entre o final de 2021 e início de 2022. A ajuda veio da Turquia, por intermédio da embaixada no Brasil.

O país do Oriente Médio atendeu ao pedido da Frente Parlamentar Brasil-Turquia da Câmara Federal, presidida pelo deputado baiano Félix Mendonça Júnior. 

Foram entregues no total 120 fogões e 60 geladeiras a moradores atingidos pelas chuvas dos municípios de Ubaíra, Barra do Rocha e Itacaré.

A ação foi realizada na quadra de uma escola de Ubaíra, município do Vale do Jiquiriçá que ainda tenta se recuperar dos estragos causados pelas chuvas.

O embaixador da Turquia, Murat Yavus Ates, esteve presente, assim como Félix, o vice-prefeito de Ubaíra, Eric Barreto, e o prefeito de Barra do Rocha, José Luiz Ramos Costa. 

"Ficamos muito felizes em poder ajudar os brasileiros e baianos que foram vítimas dessa calamidade que atingiu o estado. Fortalecemos os laços de amizade entre os dois países", afirmou o embaixador. "É uma ajuda pequena, mas de grande importância para as famílias contempladas. Percebemos isso no sorriso estampado de quem foi beneficiado. É gratificante. Agradecemos às autoridade turcas e à embaixada", complementou o deputado. 

As três prefeituras dos municípios fizeram a seleção das famílias com base nos cadastros sociais. O processo foi acompanhado pela embaixada e a primeira moradora contemplada foi Marinez Alves dos Santos, dona de casa, moradora de Ubaíra. Marinez ganhou um fogão.

"Sofremos muito com as chuvas. Eu mesma perdi tudo. Fui recebendo ajuda de um, de outro, mas ainda não tinha o fogão", contou.

"Fiquei surpreso com essa ajuda vinda de tão longe. É bom saber que outros países se mostram dispostos a ajudar os brasileiros, os baianos. Em Barra do Rocha, tivemos muitas famílias que perderam itens materiais e eletrodomésticos. De modo que toda a ajuda é bem-vinda. Agradecemos também ao deputado Félix, que fez a intermediação", disse o prefeito de Barra do Rocha.

Publicações relacionadas