2 DE JULHO
Concurso incentiva decoração das fachadas
Moradores da região começam a pensar no subtema e elementos que serão usados para enfeitar casas
Por Mayara Fernandes*

Folhagens, bandeirolas, tecidos, manequins de personagens cívicos dão vida às casas de moradores dos bairros que compõem o trajeto do desfile cívico do 2 de Julho. No ano em que se comemora os 200 anos da Independência do Brasil na Bahia, a prefeitura volta a realizar o concurso de fachadas, que premiará a fachada mais bonita com uma placa honrosa, a fim de incentivar a retomada deste que é um marco nas festividades da data.
As fachadas decoradas são uma tradição no desfile cívico e mobilizaram os moradores de bairros como Lapinha, Soledade e Santo Antônio Além do Carmo durante anos. Contudo, com o passar do tempo e com a pandemia essa tradição foi perdendo popularidade. “Esse concurso de fachadas é uma tradição do 2 de Julho. Ele perdeu muita força nos últimos anos e neste ano queremos retomar para que o maior número de casas façam as decorações”, disse o presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro.
“Para quem não conhece, as casas são lindamente decoradas e os moradores colocam atores ou familiares para fazerem os principais personagens do 2 de Julho. Iremos rodar um carro de som nos bairros a partir da semana que vem para estimular e vamos premiar com placas honrosas que as pessoas coloquem nas fachadas ou no interior das casas. Além disso, vamos fazer um documentário sobre os 200 anos de Independência e colocar as fachadas como destaque, entrevistar os moradores, ou seja, um incentivo de visibilidade para retomar essa que é uma das tradições mais bonitas do 2 de Julho”, destacou Guerreiro.
Dona Marize Oliveira, 64 anos, conta que faz as decorações em sua fachada desde 2013, com folhagens que tem em seu próprio quintal, já tendo ganhado o concurso por dois anos seguidos. “Eu ornamento a casa com coisas simples, folhagens que tenho em meu próprio quintal. Como a festa é do caboclo, nada melhor que utilizar mato. O caboclo vive dentro dos matos. Coloco nativos, folha de coqueiro, bananeira, dois de julho,o que tem no quintal boto na frente da porta. Este ano, também vou colocar as folhas, sempre deu certo com elas, quero seguir a tradição, além de colocar umas bolas e outros elementos. Na hora vamos ver a empolgação”, comentou.
Arrumar a decoração na madrugada do dia 2 já é um costume entre os moradores do bairro da Lapinha. Gilberto dos Santos, 64, faz a decoração há 20 anos e já ganhou o concurso por três vezes, uma delas na Copa de 2002, quando colocou bandeiras de diversos países, celebrando a união dos povos. Ele conta que todo ano sua ornamentação é uma surpresa. “Já estou preparando a decoração deste ano, que é um trabalho de equipe, mas que só vai ser revelado no dia do desfile. Por ser comemorado os 200 anos de Independência, acredito que vai ser muito mais simbólico, com mais pessoas. Fazemos para simbolizar em nossos corações a luta de todos os brasileiros”, revelou.
No Santo Antônio Além do Carmo, a empolgação também é grande para celebrar os 200 anos de Independência do Brasil na Bahia. Vagner Alcides, 63, segue a tradição da família, que decora a casa há muitos anos.“Dou continuidade a essa tradição, pois é uma questão cultural que celebra a liberdade de nosso povo. Neste ano estamos pensando na decoração para ser marcante, valorizando personagens históricos como Maria Felipa, que há pouco tempo foi reconhecida como heroína. Decoramos com bandeiras, palmeiras e esperamos trazer nossa brasilidade nesta retomada”, enfatizou.
*Sob supervisão da jornalista Hilcélia Falcão
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes