BAHIA
Corpo de índio assassinado a tiros é enterrado em Pau Brasil
Por Ana Cristina Oliveira | sucursal Itabuna*
O corpo do índio José de Jesus Silva, 37 anos, foi enterrado às 5h desta segunda-feira, 25, no cemitério da Aldeia Caramuru Paraguassu, no município de Pau Brasil, sul da Bahia. Cerca de 500 índios compareceram ao sepultamento, que foi encerrado às 7h com um ritual indígena que demonstra o sentimento de tristeza da tribo. Silva foi assassinado com tiros nas costas na noite do último sábado, 23.
José Silva foi enterrado no mesmo cemitério onde está o túmulo do índio Galdino, que foi queimado vivo enquanto dormia num ponto de ônibus em Brasília, no dia 20 de abril de 1997. Os dois eram lideranças indígenas da tribo Pataxó Hã-Hã-Hãe.
Crime - José de Jesus Silva morreu após ser baleado nas costas na noite de sábado, 23, na entrada da Fazenda Boa Vista, em Pau Brasil. Segundo o pataxó Jorge de Jesus da Silva, irmão da vítima, ele abria a cancela da fazenda quando foi abordado por dois homens armados em uma motocicleta. "Ele saiu para receber doações de alimentos por parte de populares do município e ao retornar para a sede da fazenda foi surpreendido pelos criminosos", conta.
De acordo com informações de policiais da delegacia de Pau Brasil, a região onde aconteceu o crime está marcada, há cerca de um mês, por conflitos entre fazendeiros e índios, que brigam pela posse de terras. Os policiais, no entanto, ainda investigam se o homicídio tem relação com os conflitos.
* Com redação de Yuri Barreto / A Tarde On Line
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes