TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
Escolas da Bahia são contempladas com programa de educação tecnológica
Mais de 10 mil estudantes serão contemplados com programa que terá aulas de Robótica, Gamer entre outras
Por Felipe Sena
Laboratórios tecnológicos permitem que estudantes possam criar projetos inovadores, que mesclam o campo da educação e experiências vividas no âmbito escolar. Isso já é uma realidade em escolas do interior da Bahia, graças a Educação 7.0, um projeto da empresa pernambucana Dulino em parceria com as prefeituras do estado baiano.
Três municípios serão contemplados com o programa. Em Conceição de Feira, 1.475 estudantes poderão realizar os cursos de Game, Robotics e Maker, em duas escolas. Em Coração de Maria, os cursos Maker e Gamer atenderão quatro escolas e 1.416 estudantes.
Já em Feira de Santana, serão 22 escolas e cerca de 10 mil estudantes com os cursos cursos game, robotics e inclusão de kits makers. Estudantes poderão manusear ferramentas e se desafiarem no planejamento e montagem de projetos, através do acesso de aulas sobre programação e desenvolvimento tecnológico.
Em entrevista ao Portal A TARDE, Licia Saturtino, mãe de Davi Saturtino, de 14 anos, estudante da Escola Municipal Herlio Mascarenhas Cardoso, diz que as aulas são fundamentais para a formação do filho. "Está motivando os jovens, através de novas oportunidades e abrindo novos horizontes, acreditando num futuro melhor, onde a tecnologia tem um papel preponderante".
Com um método de avaliação diferente do convencional, os professores são capacitados para avaliar soft skills e hard skills em cada estudante ao explorar a metodologia do sistema de ensino. “Nossa avaliação é com indicadores que estimulam a formação integral dos estudantes, promovendo uma educação para a vida. Nossos materiais didáticos e abordagem de ensino se moldam às necessidades específicas que cada estudante apresenta no processo de desenvolvimento educacional, o tornando protagonista de sua aprendizagem”, explica o CEO da Dulino, Raphael Gadelha, em entrevista ao Portal A TARDE.
Ferramentas e metodologia de aulas
As ferramentas disponíveis são usadas para os cursos definidos por academias de educação. São elas a academia de robótica (Robotics Academy); games (Game Academy); cultura maker (Maker Academy) e idiomas (English Academy). Na Robotics Academy são usados kits de robótica com blocos de montar, linguagem de programação e software, com aulas sobre mecânica, mecatrônica e o ensino da robótica educacional. Já na Game Academy, a ferramenta é de desenvolvimento e criação de jogos, permitindo que os estudantes compreendam mais um pouco do universo dos jogos, e principalmente, desenvolvedores.
Para a Maker Academy serão disponibilizados kits exclusivos e ferramentas eletrônicas para o desenvolvimento de produtos atrelados a impressão 3D e marcenaria 4.0, no qual os estudantes podem participam do processo de criação e inovação, solucionando demandas coletivas e individuais. A English Academy, unb e a filosofia do English Interaction à Aprendizagem Baseada em Projetos (ABProj) e ao uso de ferramentas tecnológicas para oferecer aulas mais dinâmicas, contextualizadas e significativas.
Experiência na prática
Nas aulas diárias, estudantes e professores terão o auxílio de um monitor educacional de acordo com o cronograma anual de metodologia. Os professores utilizam o laboratório para ministrar as atividades e assuntos adaptados à metodologia de ensino do programa.
As aulas acontecem de acordo com a grade curricular de cada município. Pelo menos uma vez na semana, a turma vai para o laboratório 7.0, ter aulas do sistema de ensino. Dentro do laboratório, as aulas acontecem em grupo. Com acesso a livros, os estudantes discutem entre si uma temática específica para cada aula e executam atividades com cada ferramenta de seus kits tecnológicos, como computador, tablets, kits de robótica, kits maker e material reciclável.
Nas aulas de robótica ainda é possível montar ou construir um robô e programá-lo. Já na Game Academy, os estudantes desenvolvem a mecânica de jogos seguindo a lógica de programação. A Maker Academy permite aos estudantes darem vida a materiais recicláveis com componentes eletrônicos e placas controladoras.
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