BAHIA
Executivo da Suzano morre em acidente na BR-101
Por Mário Bittencourt | Sucursal Eunápolis
17/05/2011 - 10:21 h | Atualizada em 17/05/2011 - 10:32
Será enterrado nesta terça-feira, 17, o corpo de Daniel Augusto Marques Couto, 39, gerente executivo de produção da empresa Suzano Papel e Celulose, que cultiva eucalipto para produção de celulose no extremo sul da Bahia e tem sua fábrica em Mucuri, a 892 km de Salvador.
O executivo morreu na manhã desta segunda-feira (16) num acidente no km 911 da BR-101, próximo ao Rio Peruípe, no povoado de Bela Vista, pertencente a Nova Viçosa (941 km da capital baiana). O executivo da empresa seguia sozinho num Pálio, quando passou por um buraco na rodovia e perdeu o controle do veículo, que capotou.
Daniel Marques Couto morreu na hora. A assessoria de imprensa da Suzano informou que pelo fato de o executivo não estar a trabalho no momento do acidente não poderia dar informações sobre local do sepultamento, já que a família não estaria interessada em divulgar informações.
É a terceira morte em menos de uma semana no trecho da rodovia entre Itamaraju e a divisa com o Espírito Santo, que tem sido alvo de manifestações e reclamações por parte dos motoristas e também da Polícia Rodoviária Federal (PRF), devido aos buracos que têm provocado vários acidentes com mortes.
Na última sexta-feira (13), houve um acidente com um Celta na BR-101, a 2 km de Teixeira de Freitas (813 km de Salvador) e duas das cinco pessoas que estavam no carro morreram uma na hora do acidente e a outra dois dias depois, no hospital.
Por causa das mortes ocorridas na via, um protesto com cerca de mil manifestantes ligados a igrejas, sindicatos e associações foi realizado no domingo, 15, no trecho urbano da BR-101, em Itamaraju, a 743 km de Salvador. Eles pediam urgência para a realização de uma operação tapa-buracos na rodovia.
Estatísticas - Na BR-101, entre Itamaraju e a divisa com o Espírito Santo, são 148 km de pista com buracos que se assemelham mais a crateras. Estatísticas da PRF dão conta de que tem aumentado a quantidade de acidentes nesse trecho. Em 2008 foram 29 acidentes, contra 28 em 2009. Já em 2010 foi quase o dobro do ano anterior: 48 ocorrências, que já foram ultrapassadas em 2011, com o registro de 55 acidentes entre Itamaraju e a divisa com o Espírito Santo. Esses registros são dos acidentes ocorridos durante 14 de abril a 15 de maio de cada ano.
Em nota, o Departamento Nacional de Infra-estrutura e Trânsito (DNIT), órgão que é responsável pala manutenção da rodovia, informa que está em estudo a elaboração do Plano de Trabalho para formalização de um convênio de R$ 4 milhões para, num período de 180 dias consecutivos, em caráter emergencial, realizar obras de manutenção da rodovia e deixá-la em bom estado de trafegabilidade. Não há previsão de conclusão do estudo.
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