Fotógrafo de A TARDE é finalista do Prêmio Sebrae de Jornalismo | A TARDE
Atarde > Bahia

Fotógrafo de A TARDE é finalista do Prêmio Sebrae de Jornalismo

Publicado terça-feira, 19 de outubro de 2021 às 07:33 h | Atualizado em 19/10/2021, 08:11 | Autor: Da Redação
Perspectivas do setor audiovisual na Bahia | Foto: Rafael Martins| Ag. A TARDE
Perspectivas do setor audiovisual na Bahia | Foto: Rafael Martins| Ag. A TARDE -

Expressar a arte através da imagem. Essa foi a escolha do fotógrafo Rafael Martins e, com isso, ele tem chamado a atenção, cada vez mais, para o seu trabalho. O profissional do Grupo A TARDE está entre os finalistas do Prêmio Sebrae de Jornalismo - Etapa Bahia. A 8ª edição contou com a inscrição de 78 trabalhos nas categorias Fotojornalismo, Jornalismo em Texto, Jornalismo em Áudio e Jornalismo em Vídeo. O resultado final será anunciado no próximo dia 28 de outubro (quinta-feira), às 18h, no canal do Sebrae Bahia no YouTube.

A iniciativa visa destacar os profissionais de imprensa que exploram o empreendedorismo, ou micro e pequenas empresas, como pauta de suas reportagens. Concorrendo na categoria Fotojornalismo, Martins se destaca por não concorrer apenas com uma imagem e sim com duas: “Essa coisa é inusitadíssima, estar disputando com você mesmo. É a primeira vez que isso acontece comigo”.

De acordo com o fotografo, cada detalhe foi pensado para chegar ao resultado de suas imagens: “Eu cheguei lá para fotografar uma cineasta e falar do mercado baiano do cinema e com o desafio de como fazer uma imagem dela, um retrato, que remetesse a esse universo. Aí, eu tive a ideia de dar uma lente minha pra ela”. Martins falou ainda sobre o desafio de criar uma imagem no mundo do empreendedorismo: “Sempre é mais difícil, já que não são imagens obviamente interessantes. Você tem que partir para essa coisa de como usar os elementos, a luz e isso é que vai criar um retrato envolvente e emblemático”.

Para a 8ª edição do Prêmio, o Sebrae convidou três profissionais de instituições representativas da comunicação da Bahia para serem jurados. São eles: a professora Drª. Suzana Babosa da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA); o jornalista e radialista, Ernesto Marques, presidente da Associação Baiana de Imprensa (ABI); e o jornalista Diego Mascarenhas, coordenador executivo da Secretaria de Comunicação do Governo da Bahia Secretaria.

Publicações relacionadas