BAHIA
Governo abre licitação para contratar empresa que afundará ferries
Afundamentos irão acontecer na Baía de Todos-os-Santos
Por Da Redação
![Ferry Agenor Gordilho, afundado em 2020, e o ferry Juracy Magalhães, próximo a ser afundado](https://cdn.atarde.com.br/img/Artigo-Destaque/1220000/1200x720/Artigo-Destaque_01220958_00-ScaleDownProportional.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.atarde.com.br%2Fimg%2FArtigo-Destaque%2F1220000%2FArtigo-Destaque_01220958_00.jpg%3Fxid%3D5728171%26resize%3D1000%252C500%26t%3D1739471381&xid=5728171)
O Governo da Bahia, através da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), abriu uma licitação para contratar a empresa que fará o afundamento de dois ferries na Baía de Todos-os-Santos, em Salvador. A abertura da licitação aconteceu nesta terça-feira, 28.
As embarcações afundadas serão o ferry-boat Juracy Magalhães e o casco de um navio varredor. Eles serão usados para turismo náutico. Não foi especificada uma previsão para o afundamento das duas embarcações.
De acordo com a licitação, o principal critério para as empresas concorrentes é especialização em naufrágio controlado. A empresa escolhida ficará responsável pela retirada de todas as peças, equipamentos e materiais poluentes das embarcações, para evitar danos ao meio ambiente.
O estudo do impacto ambiental também deve ser feito pela empresa que vencer a licitação. Dessa forma, deverá identificar o melhor local para o afundamento, a partir de uma análise da biodiversidade na baía e liberação da Marinha.
O último ferry afundado foi o Agenor Gordilho, em novembro de 2020. A embarcação de 71 metros de cumprimento e 19 de altura foi transformada em ponto de mergulhos e recifes artificial para turismo subaquático. O ponto de afundamento fica a exato 1,5 quilômetro da costa.
Na ocasião, óleos e combustíveis da embarcação foram removidos para atender às especificações ambientais. Também foram feitos estudos prévios de localização e de impactos ambientais.
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