MEIO AMBIENTE
Instalações de mineradora na Chapada são interditadas pelo Inema
Medida, temporária, foi motivada por 'diversas infrações ambientais' praticadas por empresa inglesa
Por Da Redação
As instalações da mineradora inglesa Brazil Iron, que atua na zona rural da cidade de Piatã, na Chapada Diamantina, foram interditadas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
Conforme a autarquia estadual, a medida - tomada de maneira temporária -, começou a valer há quase um mês (desde 24 de abril) e tem como motivação as "diversas infrações ambientais" praticadas pela empresa após a realização de uma inspeção técnica no empreendimento.
O órgão informou também, conforme o G1, que foram constatadas implantação e execução de atividades/estruturas além do que foi autorizado; realização de extinção e soterramento de vegetação nativa com material estéril nas estradas vicinais do empreendimento e em área de preservação permanente.
A empresa chegou a ser notificada diversas vezes mas, como não respondeu aos chamados do Inema, acabou tendo as atividades na região interditadas. A Brazil Iron ainda não se manifestou com relação a última deliberação do instituto.
Queixas
Desde setembro de 2020, a mineradora tem sido alvo de queixas por parte dos moradores, acusando a empresa de poluir as nascentes de rios locais.
As nascentes mais afetadas são as do Rio da Bocaína, que também é o nome da comunidade que está sofrendo com os transtornos.
Além disso, também segundo o G1, as ações da empresa tem lançado no ar um resíduo em pó que causa problemas respiratórios na população.
Segundo eles, o problema ocorre há pelo menos quatro anos, em 2018, quando a Brazil Iron assumiu a responsabilidade pela atividade extrativista na região.
Brazil Iron responde
A Brazil Iron enviou nota ao Portal A TARDE sobre o caso. Confira:
"A Brazil Iron está trabalhando para esclarecer todas as dúvidas do INEMA e reitera que sempre atuou respeitando a legislação ambiental. Acreditamos que muitas dessas dúvidas surgiram por meras falhas de comunicação. Estamos comprometidos a trabalhar de forma próxima e frequente junto ao órgão, a fim de que tudo seja sanado. Seguiremos nosso objetivo de transformar esta extraordinária oportunidade em benefício das comunidades locais e de todos os baianos".
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes