DIA DO MEIO AMBIENTE
Legião da Boa Vontade promove plantio no Parque da Cidade
Idosas da entidade participaram do plantio de mudas de felício e ipê rosa
Por Amanda Souza

Nem mesmo a chuva, na manhã de ontem, espantou a disposição das idosas da Legião da Boa Vontade (LBV). Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado ontem, elas foram ao Parque da Cidade, no Itaigara, para a atividade de plantio.
A ação, que ocorreu em parceria com a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), promoveu o plantio de duas mudas de felício e uma muda de ipê rosa no local.
Ione Silva, assistente social da LBV, pontuou como a atividade tem um duplo impacto positivo: para o meio ambiente e para a vida daquelas 30 mulheres. “Além de trazer para elas essa questão do cuidado e preservação do meio ambiente, a gente pretende promover um resgate da história de vida dessas mulheres”, explicou. “Muitas delas são oriundas do interior e viveram a experiência do plantio, então é possível recordar o tempo em que elas plantavam para comer”.
Também presente na atividade da manhã de ontem, o diretor do Sistema de Áreas de Valor Ambiental e Cultural (Savam), João Resch, falou sobre como esse plantio pode refletir na cidade.
“Plantar árvores melhora a qualidade ambiental urbana, o microclima e isso vai servir para termos um retorno na questão ambiental num futuro próximo”, explicou. Ainda segundo João, a escolha da muda de ipê rosa foi simbólica. “Aqui é uma área onde só fazemos plantios especiais e escolhemos o ipê porque ele floresce em rosa, simbolizando essas mulheres”.
Aos 83 anos, Maria Angélica dos Santos foi uma das participantes da atividade. Mais que assistir ao plantio, ela colocou a mão na massa. “Foi ótima essa experiência. Eu amo a natureza e fico indignada quando vejo alguém destruir algo que significa a nossa sobrevivência, de onde vem o nosso alimento”, disse. “Foi muito maravilhoso e eu espero estar viva para ver essa árvore crescer mais um pouco e florir”, concluiu.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes