Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ACESSO À SAÚDE

Municípios baianos com índice grave de desigualdade chegam a 92%

Pedro Alexandre, Sítio do Mato, Conde, Teolândia e Maraú estão entre os piores

Por Iamany Santos*

01/07/2022 - 6:00 h
Comunidade quilombola de Pedrinhas, em Muquém do São Francisco
Comunidade quilombola de Pedrinhas, em Muquém do São Francisco -

Com o objetivo de criar uma base de dados sobre o aprofundamento das desigualdades durante a pandemia, o Centro de Integração de Dados para Saúde (Cidacs), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), desenvolveu um índice e lançou, ontem, uma plataforma de acesso ao conteúdo. Segundo levantamento do Cidacs, 92% dos municípios baianos mantiveram o pior nível de desigualdade nas três ondas da pandemia. Entre os 10 com os piores índices estão: Pedro Alexandre (99,9%), Sítio do Mato (99,83%), Conde (99,77%) e Teolândia e Maraú (99,74%).

O estudo realizado pelo Cidacs foi chamado de Índice de Desigualdades Sociais para Covid-19 (IDS-COVID-19) e foi financiado pela Health Data Research UK, Instituto Nacional do Reino Unido que trabalha com ciência de dados em saúde. Para o desenvolvimento do índice foram considerados indicadores socioeconômicos, sociodemográficos e de acesso aos serviços de saúde.

Os indicadores foram renda, escolaridade, condições de habitação, porcentagens de idosos em situação de pobreza, bem como as porcentagens de pessoas pretas/pardas/ indígenas, de pessoas residentes em domicílios com 2 ou mais pessoas por cômodos. Estavam incluídos também indicadores das taxas de leitos de UTI e de respiradores (SUS e Não SUS) a cada 100.000 habitantes.

Critérios

A pesquisa também levou em consideração as distâncias entre os municípios de uma mesma macrorregião e a população. Os níveis de desigualdade foram divididos entre Q5 (o pior) e o Q1 (o melhor). Os períodos analisados foram fevereiro de 2020, julho de 2020, março de 2021, janeiro de 2022.

A maioria dos municípios já se encontrava no pior nível de desigualdade antes da pandemia e 92% deles se mantiveram no Q5 até o fim das 3 ondas. Os 10 municípios que chegaram até o último período com os piores índices foram Pedro Alexandre, Sítio do Mato, Conde, Teolândia, Maraú, Mascote, Dário Meira, Muquém de São Francisco, Umburanas e Andaraí. Entre as 10 cidades com os menores índices de desigualdade até o último momento analisado estão Salvador (Q1 - 3,5%), Ilhéus (Q1 - 3,64%), Vitória da Conquista (Q1- 10,55%), Barreiras (Q2- 21,49%) e Itabuna (Q2- 31,04%) nos 5 primeiros lugares. Em seguida estão as cidades de Feira de Santana (Q3), Juazeiro (Q4), Teixeira de Freitas (Q4), Caetité (Q4) e Jequié (Q4).

“Os dados possibilitam compreender melhor a relação da desigualdade social em saúde com a pandemia, fornecendo informações para a orientação de políticas públicas”, explica a coordenadora do IDS-COVID-19 e vice-coordenadora do Cidacs, Maria Yury Ishihara.

“Nós estamos em uma situação trágica e a liberação desse índice contribuirá para que sejam geradas políticas públicas”, afirmou Maria Gonçalves, diretora do Instituto Gonçalo Moniz, Fiocruz Bahia, durante a cerimônia de lançamento.

*Sob a supervisão da editora Meire Oliveira

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Comunidade quilombola de Pedrinhas, em Muquém do São Francisco
Play

Vídeo mostra fuga de 16 detentos em presídio na Bahia; assista

Comunidade quilombola de Pedrinhas, em Muquém do São Francisco
Play

Mais de 160 criminosos são presos em operação na Bahia nesta quinta

Comunidade quilombola de Pedrinhas, em Muquém do São Francisco
Play

Ferros-velhos dão prejuízo milionário ao estado e entram na mira da PC

Comunidade quilombola de Pedrinhas, em Muquém do São Francisco
Play

Operação desmantela fraude fiscal milionária na BA e DF

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA