Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BAHIA

Nazaro traz tradição às ruas de Barreiras após o carnaval

Por MIRIAM HERMES, da Sucursal de Barreiras

07/02/2008 - 12:09 h | Atualizada em 07/02/2008 - 12:20

O nazaro reuniu na noite da Quarta-feira de Cinzas um grupo de foliões que manteve a tradição centenária de enterrar o carnaval de Barreiras, cidade localizada a 860 quilômetros de Salvador. Este ano o nazaro saiu da praça Presidente Getúlio Vargas e percorreu as ruas do centro histórico, atraindo a atenção de visitantes e moradores da cidade.

De acordo com o médico e escritor Luiz Pamplona, nazaro pode ser definido como o enterro simbólico do carnaval, quando foliões cobertos por lençóis brancos e com os rostos cobertos com capuzes se reúnem e correm em intensa carreira pelas ruas do centro histórico.

Atualmente, os nazaros jogam farinha de trigo, massa de trigo, talco e outras coisas do gênero em pessoas que encontram nas ruas, além de lambuzarem veículos e sujarem residências e casas comerciais. Antes, eles jogavam excrementos de toda espécie, porém, com a chegada de muitas pessoas de fora, na década de 70, houve uma parada no nazaro, pois aconteceram confrontos entre os participantes da brincadeira e novos moradores da cidade que desconheciam o costume.

A tradição foi retomada no carnaval de 1985 embora tenha perdido o vigor ao longo dos últimos anos. "Eu já saí no nazaro, mas fiquei com medo depois que levei uma pedrada", conta a atendente Ana Castillo, 20 anos. "Agora assisto a correria pela frestinha da janela e mesmo assim acho emocionante. Espero que essa manifestação folclórica continue acontecendo, pois é uma característica de nossa cidade", diz.

Não há registro da festa em outro local. "É inteiramente barreirense", destaca Luiz Pamplona, acrescentando que a Câmara de Vereadores deveria tomar providências para regulamentar o nazaro, "como um incentivo ao turismo", acredita.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

BOMBA! Mais de 2 milhões de fogos ilegais são apreendidos na Bahia

Play

Policiais Penais da Bahia iniciam treinamento com Força Nacional

Play

Carga histórica de cocaína é apreendida no Porto de Salvador

Play

Caso Raissa: irmã diz que inocência fez miss baiana cair em emboscada

x