Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BAHIA

Pet shops se adaptam à nova legislação

Por Anderson Sotero

01/02/2015 - 9:27 h
Pet shop
Pet shop -

Os pet shops da Bahia estão em fase de adaptação à nova legislação que protege animais. O foco é garantir o bem-estar de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes. No entanto, em muitos estabelecimentos essas orientações não são cumpridas adequadamente.

Há 18 dias está em vigência a resolução 1.069 do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) que define princípios que devem ser adotados por estas lojas. No texto, a resolução destaca que os animais devem estar em ambiente livre de excesso de barulho, com luminosidade adequada, sem poluição e sem situações que causem estresse.

A lei é válida para todos os locais que expõem, mantêm, promovem cuidados de higiene e estética, vendem ou doem animais, como feiras agropecuárias, de adoção, pet shops e exposições. Há 341 pet shops registrados na Bahia, 128 em Salvador.

O documento frisa, ainda, que é necessário dar conforto, segurança, higiene e ambiente saudável, além de espaço suficiente para que eles possam se movimentar.

Ao percorrer a cidade, equipe de reportagem de A TARDE, observou que o Bronto Dog, no Nordeste de Amaralina, mantinha, em gaiolas, codornas, preás e pássaros expostos na entrada da loja, em uma rua movimentada e barulhenta. As codornas estavam em um espaço exíguo e mal podiam ser vistas.

"Não é um espaço pequeno. O conselho tinha é que cobrar da indústria que faz um padrão específico de gaiola. Não sou contra a resolução, mas acho que deveria ser algo mais divulgado", afirmou o proprietário da Bronto Dog, Cândido Filho, 53. Como ele, muitos proprietários reclamaram que ainda não conhecem a resolução.

"Sabemos que há estabelecimentos que colocam animais empilhados e praticam outros tipos de maus-tratos. O acondicionamento dos animais e a manutenção não são apropriados porque, às vezes, não conhecem a biologia desses animais", destacou a presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV/BA), Ana Elisa Fernandes.

Ao ser anunciada, a resolução gerou mal-entendidos. Segundo Ana Elisa, proprietários ligaram para o conselho com muitas dúvidas. "Não está proibida a gaiola e colocar na vitrine, o que muita gente pensou que a resolução proibia, mas o que não pode é os clientes pegarem os animais, alimentarem".

Outro aspecto da resolução aborda o contato com os bichos. A orientação é evitar, exceto em caso de "venda iminente". No pet shop Toca do Bicho, no Rio Vermelho, a equipe de A TARDE presenciou uma garota pegar um filhote de cachorro da vitrine, mostrar à família e não finalizar a compra.

"A gente põe aviso para os clientes não pegarem, mas é complicado para quem quer comprar não ter contato. Tentamos verificar quem de fato quer comprar e não tem apenas curiosidade", afirmou o proprietário Felipe Moraes, 27.

Uma gaiola com muitos pintos amontoados chama a atenção em um estabelecimento na Sete Portas.

"Quanto mais cheia, melhor para os animais por causa do frio. A gente deixa assim por causa do frio. Muita gente maltrata os animais. A gente sabe que deixa sem água, com gaiola suja. Essa é uma norma muito boa. Só precisa ser cumprida", disse a gerente do Agrobichos, Luciene Aragão.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Pet shop
Play

Laboratório de drogas é fechado em operação da Polícia Civil na Bahia

Pet shop
Play

VÍDEO: incêndio de grandes proporções atinge galpão em Simões Filho

Pet shop
Play

Líder do Jogo do Bicho preso na Bahia foi investigado com assassino de Marielle

Pet shop
Play

Após tentar matar Micael Jackson, integrante da Katiara é executado pelo BDM

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA