Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BAHIA

"Precisamos estar com os olhos bem abertos para a violência contra a mulher", diz Rui Costa

Por Rodrigo Tardio

11/12/2020 - 14:27 h
Rui lamentou incidência de casos de feminicídio na Bahia
Rui lamentou incidência de casos de feminicídio na Bahia -

O governador Rui Costa usou as redes sociais nesta sexta, 11, para comentar sobra a assinatura do 'Protocolo de Feminicídio', assinado na última quinta, 10.

Rui relembrou o crime ocorrido na última quinta-feira, 10, após o ex-namorado matar a estilista Tatiana Fonseca, 39 anos, no Parque Júlio César, conjunto localizado no bairro da Pituba. João Miguel Pereira, conhecido como DJ Frajola, de 40 anos, foi encontrado morto horas após o crime, dentro do apartamento que morava no Caminho das Árvores, zona nobre da capital baiana. A polícia concluiu o crime como suicídio.

“É mais um lamentável caso de feminicídio em Salvador e, infelizmente, fatos como esses vêm acontecendo. Precisamos abrir os olhos para a violência contra a mulher, o que acaba resultando em casos de feminicídio”, relatou o governador.

Outro caso

Na manhã desta sexta-feira, 11, o prefeito de Conceição da Feira, Raimundo Cruz Bastos e a esposa Elba Rejane Silva foram encontrados mortos no condomínio Le Parc, na avenida Luís Viana Filho (Paralela).

A policia suspeita de que se trate de crime de homicídio seguindo de suicídio. Ainda de acordo com a policia, o casal foi encontrado dentro do apartamento. O imóvel estava com a porta aberta e havia uma arma de fogo no chão.

Protocolo de Feminicídio

O Protocolo de Feminicídio, é o documento que vai apresentar orientações, diretrizes e formas de atuação para maior agilidade nas ações relacionadas à prevenção, investigação e julgamento de quem cometer atos de violência contra a mulher.

Em abril de 2016, foram publicadas as Diretrizes Nacionais do Feminicídio, que forma base para a formulação e aplicação dos Protocolos de Feminicídio por estados-piloto, como no Maranhão, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Distrito Federal. São Paulo, Pernambuco, Paraíba e mais recente a Bahia, também aderiram ao projeto.

O Protocolo tem como base o modelo latino-americano para a investigação das mortes violentas das mulheres por razões de gênero, elaborado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), em colaboração com a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres), por intermédio do Escritório Regional para América Latina e Caribe.

O governador Rui Costa oficializou, em dezembro de 2019, o Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) para a criação do Protocolo na Bahia As Diretrizes Nacionais visam o aprimoramento da investigação policial, do processo judicial e de como julgar as mortes violentas de mulheres, de modo que se evidencie as razões de gênero como causas dessas mortes.

A meta é que se reconheça que, nos contextos e circunstâncias particulares, as desigualdades, estruturantes das relações de gênero, contribuem para ampliar a vulnerabilidade e o risco que acabam resultando nessas mortes. A partir daí busca que se aprimore a resposta do Estado, conforme as obrigações nacionais e internacionais que o governo brasileiro assuma.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Rui lamentou incidência de casos de feminicídio na Bahia
Play

Mãe agredida por filho autista pede socorro para tratar garoto em Catu

Rui lamentou incidência de casos de feminicídio na Bahia
Play

Sangue em novo vídeo de João Neto gera polêmica e defesa se pronuncia

Rui lamentou incidência de casos de feminicídio na Bahia
Play

Treze crianças ficam feridas após teto de escola desabar em Itaparica

Rui lamentou incidência de casos de feminicídio na Bahia
Play

Homem é entubado na pista após grave acidente em Lauro de Freitas

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA