BAHIA
Prefeitos envolvidos na Operação Vassoura-de-Bruxa devem ser ouvidos até sexta
Por Ana Cristina Santos, da sucursal Itabuna*
>> PF começa a ouvir envolvidos na Operação Vassoura-de-Bruxa
>> Polícia Federal faz apreensão de documentos no interior
Os nove prefeitos envolvidos na Operação Vassoura-de-Bruxa devem ser ouvidos entre esta quinta e sexta-feira, dias 18 e 19. A informação é do delegado chefe da Polícia Federal (PF) em Ilhéus, Cristiano Barbosa Sampaio.
De acordo com Sampaio, escutas telefônicas da PF comprovam o envolvimento dos nove prefeitos, que ainda não tiveram os nomes revelados pela PF, sete secretários municipais e mais 64 pessoas no desvio de verbas federais destinadas à educação e saúde.
Os envolvidos, segundo Sampaio, usavam empresas, fantastas ou não, para superfaturar as licitações. Metade das verbas desviadas iam para as empresas envolvidas no esquema e a outra metade era repartida entre os prefeitos e secretários municipais. A estimativa da PF é que a quadrilha tenha desviado cerca de R$ 28,5 milhões em pelo menos 16 municípios das regiões sul, extremo sul e sudoeste do Estado.
Ainda segundo Sampaio, todos os prefeitos deverão ser indiciados por corrupção ativa e passiva, improbidade administrativa, formação de quadrilha, peculato, fraude em licitações, falsidade ideológia, entre ontros crimes previstos no Código Civil.
A PF espera concluir o inquérito em três meses. Ele será enviado para o Ministério Público Federal, que decidirá por processar os acusados ou arquivar a investigação.
*Com redação de Ricardo Bouza, do A TARDE On Line
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes