'AMARGO REMÉDIO'
Repentista Bule Bule tem pé amputado por causa da diabetes
Cirurgia foi realizada em outubro e divulgada pela família nesta semana
Por Da Redação
O repentista, cordelista e escritor baiano Bule Bule, 74, precisou ter o pé amputado em outubro de 2021 em decorrência de complicações com a diabetes. A família aguardava a recuperação do artista no momento inicial, mais crítico do pós-cirurgia, e revelou a operação nesta semana. Antes do procedimento, Bule Bule já havia se queixado de dores, segundo contou o filho, Paulo Azevedo.
Com medo dos perigos da saída de casa causado pela pandemia, a ida ao hospital para verificar o problema foi adiada algumas vezes. Quando, por fim, um médico foi acionado, o diagnóstico surpreendeu.
"Bule estava com artérias entupidas e risco de perder a perna por causa da infecção que se prolongava", disse Paulo em entrevista ao Portal A TARDE. Ele contou que, em tentativa de salvar o pé do mestre, inicialmente foram amputados apenas os dedos, mas já era tarde. "O pé não tinha mais circulação e aí precisou deste amargo remédio".
Ele pontuou que, no momento, três são as frentes principais no cuidado com a saúde do repentista: o cuidado com a diabetes, acompanamento da questão vascular e a protetização, ou seja, recuperação da mobilidade com o uso de prótese.
"Estamos no processo de recuperação da cicatrização. A partir daí vamos verificar as possibilidades de protetização para que ele possa voltar a andar", afirmou.
Após a cirurgia, a família do artista contou com o apoio de amigos para custear gastos com enfermeiros, fisioterapeutas e a adaptação da casa. "A gente teve um movimento puxado por Xangai, um grande amigo nosso, que buscou levantar contribuições entre os amigos da cultura para nos ajudar nas despesas que tivemos", lembra Paulo.
Apesar do susto, ele tranquiliza fãs e amigos do artista.
"Bule está bem, foi um susto, mas vencemos este desafio. Bule é, realmente, um guerreiro e ele vai dar continuidade a carreira dele com sorriso no rosto, alegria no peito e cantando, declamando e escrevendo como ele faz de melhor".
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes