De malas prontas para representar a Bahia | A TARDE
Atarde > Bahia > São João

De malas prontas para representar a Bahia

Antes de embarcar a Recife, o Cia irá se apresentará para moradores de Mar Grande

Publicado quarta-feira, 14 de junho de 2023 às 06:45 h | Autor: Juracy dos Anjos
Cia da Ilha é tricampeã do concurso baiano
Cia da Ilha é tricampeã do concurso baiano -

Depois de vencer o campeonato de quadrilhas realizado em Salvador, a Cia da Ilha já está nos preparativos para enfrentar mais um desafio: concorrer ao título de melhor quadrilha do Concurso Regional do Nordeste, promovido pela Globo Nordeste. A apresentação será neste domingo, em Recife (PE), quando o grupo tricampeão de Mar Grande disputará com as campeãs de outros estados nordestinos. 

Em 2019, a equipe ficou em sexto lugar na disputa regional, mas o cenário tende a ser diferente este ano, como explica Leandro de Oliveira, coreógrafo da Cia da Ilha. “A quadrilha, que trabalha o tema ‘Água Benta  com Pimenta’, está mais com o perfil desejado pelo concurso regional, com elementos cênicos mais expressivos. Um deles é quando um olho gigante aparece, mostrando a evidência de nosso tema”, pontua.  

Antes de embarcar rumo à capital pernambucana, o Cia irá se apresentará para os moradores de Mar Grande nesta sexta. “Ter esse trabalho reconhecido é muito importante, porque nos tornamos referência e inspiração para outras quadrilhas juninas e também despertamos o desejo dos jovens da nossa região para arte e cultura junina”, diz. 

Oliveira conta que, para ter um espetáculo capaz de ser competitivo fora do estado, a companhia precisou fazer rifas e eventos para ampliar o orçamento e “custear esse sonho”. Eles também contaram com o apoio da prefeitura local. “Os custos de uma quadrilha grande, com a montagem do espetáculo e a circulação nos eventos, pode ultrapassar R$ 300 mil”, salienta.

Governo quer atrair 1,5 mi de visitantes

O São João está sendo uma grande aposta do governo baiano para atrair turistas. A estimativa, segundo a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), é receber 1,5 milhão de visitantes. A receita prevista que deve ser gerada, com esse boom, é de quase R$ 1,6 bilhão. Para isso, o estado investiu na divulgação em polos emissores de turistas, como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Brasília. Mas não só: ontem mesmo, a Setur lançou o projeto “Viva o São João da Bahia” em Salvador. Para motivar a vinda deste público, haverá festas em diferentes pontos da capital, como Pelourinho e Parque de Exposições, e em cidades tradicionais do São João, como Amargosa, Cruz das Almas, Senhor do Bonfim, Cachoeira, Ibicuí, Irecê e Mucugê.

Luiz Caldas e Saulo festejam o São João 

A Chácara Baluarte, no Santo Antônio Além do Carmo, receberá os cantores Luiz Caldas e Saulo durante o “Nosso São João 2023”, que acontecerá neste sábado, a partir das 15h. Os artistas prometem animar o público com um repertório que faz jus à época junina. A abertura ficará a cargo da banda de forró Ú Tal do Xote. 

Léo Estakazero e 30 anos de forró 

A festa junina de 2023 não poderia ser mais significativa para a banda Léo Estakazero. Isso porque o grupo está celebrando, nada menos, do que três décadas de carreira. “O São João deste ano tem um sabor ainda mais especial para a banda, já que estamos celebrando 30 anos de carreira e retornando às festas juninas para valer, após o período sem grandes eventos devido à pandemia”, diz Léo Macedo, que faz show  hoje, das 18h às 20h, no Shopping Itaigara.

Orquestra faz homenagem ao Rei do Baião 

A praça Duque de Caxias, em Euclides da Cunha, receberá amanhã, às 20h, a Orquestra Sanfônica Canta Luiz, que fará uma reverência ao mestre Luiz Gonzaga. O show é promovido pela Associação Brincantes do Folclore Nordestino, com patrocínio da Ferbasa, e deverá percorrer mais 14 cidades, a exemplo de Aramari e Catu.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS