Soluções em saúde | A TARDE
Atarde > Bahia

Soluções em saúde

Professores e estudantes do IFBA têm o propósito de desenvolver tecnologias em saúde

Publicado domingo, 18 de setembro de 2022 às 00:00 h | Atualizado em 14/11/2022, 16:13 | Autor: Da Redação

Desenvolver tecnologias em saúde. Esse é o propósito que une estudantes e professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) no Polo de Inovação Salvador, localizado no Parque Tecnológico. Em pouco mais de seis anos de funcionamento,o Polo desenvolveu projetos como o “Simulador para Estudo de Patologias Cardíacas”, ação premiada na Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec).

Para utilização em ensino e treinamento na área médica, ainda tem o simulador de paciente humano em formato de tórax, com cabeça e estrutura mecânica e eletrônica adequadas à simulação e captação do eletrocardiograma (ECG). O dispositivo conta com até 12 derivações, com uso de monitores cardíacos ou eletrocardiógrafos reais, possibilitando a seleção do ritmo normal ou patológico e simulando a evolução do quadro clínico em função do tratamento adotado. 

O diretor do Polo de Inovação, Juliano Lopes, cita alguns exemplos de ações que considera de alto impacto. “Temos o projeto de desenvolvimento de imagens tomográficas com aplicação principal na área de odontologia e o projeto Foco Cirúrgico à LED com controle eletrônico de campo”. Este último trata-se de uma fonte auxiliadora de iluminação, que não projeta sombra no momento do procedimento médico, sendo que o diferencial da tecnologia desenvolvida pelo Polo é seu caráter eletrônico, sem necessidade de tocar no aparelho para que ele funcione.

Outro projeto desenvolvido pela unidade baiana é o do protótipo da torre de esterilização UV compartimentalizada, que permite a higienização de objetos em larga escala eliminando o vírus da Covid-19 e também tem eficácia comprovada superior a 99,9% na eliminação de outros vírus do tipo Influenza (como H1N1), fungos e bactérias. 

Professores e estudantes trabalham em conjunto na execução dos projetos. “Por meio de um modelo de negócios compartilhado, inédito no setor, o Polo de Inovação já assinou 10 projetos de fomento à inovação no complexo industrial da saúde em parceria com empresas nacionais. Somando outros fomentos, são mais de R$ 11 milhões em investimentos que impulsionaram cerca de 20 projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação”, afirma Lopes. 

Os estudantes e pesquisadores que produzem conhecimento, desenvolvem pesquisa tecnológica aplicada e enfrentam dificuldades no processo de registro dos ativos de propriedade intelectual oriundos desses projetos encontram suporte ao participar do Polo de Inovação.

Credenciado pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), o Polo tem parceria com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), o que assegura que as empresas e o público do IFBA acessem um programa de mentoria e acelerem o processo de proteção de ativos de propriedade intelectual produzidos na execução dos projetos de PD&I.

Imagem ilustrativa da imagem Soluções em saúde
 

POLOS DO BRASIL

A Bahia é um dos poucos estados brasileiros que conta com um Polo de Inovação. Atualmente, o Brasil tem 13 polos de inovação em 10 estados. São eles: 

  • Amazonas – IFAM, voltado a atender a indústria nacional no desenvolvimento de PD&I na área de tecnologias para processos de manufatura
  • Bahia – IFBA, com foco na área de tecnologia em saúde
  • Ceará – IFCE, foco em sistemas embarcados e mobilidade digital
  • Espírito Santo – IFES, com área de competência em metalurgia e materiais
  • Goiás - IF Goiano, que tem como áreas de competência as tecnologias agroindustriais
  • Goiás – IFG, atuação com foco nas áreas de geração de energia elétrica, eficiência energética, fontes de energia renováveis, geração de energia a partir de fontes limpas e reaproveitamento de matéria-prima 
  • Minas Gerais – IF Sul de Minas, agroindústria do café
  • Minas Gerais – IFMG, com foco em sistemas automotivos inteligentes
  • Minas Gerais – IFTM (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro), soluções para agricultura e para indústria de alimentos
  • Paraíba - IFPB, com foco em sistemas para manufatura
  • Rio de Janeiro – IFFluminense, monitoramento e instrumentalização para o meio ambiente
  • Santa Catarina – IFSC, sistemas inteligentes de energia
  • São Paulo – IFSP, credenciado para atuar na área de tecnologia e engenharia de alimentos

style="margin-top:0cm" type="disc">

  • Publicações relacionadas