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BAHIA

Usuários da Velox sem serviço há uma semana no sul da BA

Por Ana Cristina Oliveira | Sucursal Itabuna

09/06/2008 - 20:01 h

Um colapso na plataforma, em Salvador, seria o problema que há uma semana está deixando mais de 30 mil usuários do sistema Velox sem internet na Bahia. Em Itabuna, grande número de usuários reclama do problema. A empresária Fabiana Riella, proprietária da lan house Mundi Serviços, diz que sua empresa não funciona desde o último dia 4 e critica a direção da Oi Telemar, que controla o serviço, por não dar uma explicação concreta sobre o problema.

“Fui pega de surpresa, mas a empresa sabia que o colapso iria acontecer e não teve a decência de nos avisar com antecedência”, reclama Fabiana, destacando que mesmo após o caos instalado, elas continuam sem dar nenhuma satisfação aos usuários. Fabiana está há quase uma semana com 16 máquinas paradas e gostaria de saber se a Oi Telemar vai, de alguma forma, ressarcir seus prejuízos.

“Funciono das 9 às 22 horas, oferecendo serviços gerais a estudantes que fazem pesquisa pela internet, a representantes comerciais que mandam relatórios para seus chefes, a servidores públicos que tiram segunda via de processos e à comunidade que busca contas de luz, água e telefone”, explica.

Desinformação – Segundo a empresária, as secretárias que atendem às ligações se limitam a dizer apenas que ocorreu um problema na plataforma, em Salvador. A empresária diz que a resposta mais concreta que recebeu foi de que o portal dela (linha telefônica), como o de cerca de 30 mil usuários, está ligado a uma plataforma que teve problemas e estará em manutenção até as 18 horas do dia 15. Outro dono de lan house, que prefere não se identificar, defende que cabe um processo contra a empresa, por propor um serviço que não está em condições de realizar adequadamente.

Na manhã desta segunda-feira, 9, o servidor do Tribunal de Justiça do Trabalho Anderson Santos da Silva precisou passar informações de trabalho, mas não encontrou uma lan house com internet funcionando, no centro da cidade. Ele disse que também está sem o serviço em sua residência e sem poder estudar para fazer concurso. “Quando ligo para a Oi Telemar as secretárias eletrônicas nada informam”, desabafa. E acrescenta: “quero saber se no final do mês as empresas vão me cobrar pelo serviço que não me prestaram”.

Paliativo - A gerência de Projetos e Serviços da Oi Telemar, explicou que ocorreu o colapso pelo excesso de ligações, que provocou sobrecarga e a plataforma não suportou. Na sexta-feira passada, a gerência dizia que o problema era grave, atingia várias regiões do Estado e não tinha perspectiva de quando poderia ser solucionado.

Nesta segunda, a mesma fonte informou que alguns equipamentos haviam chegado e que a Oi Telemar estariam buscando uma solução paliativa para restaurar os serviços, até a ampliação definitiva da plataforma em Salvador.

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