ESPECIAL A TARDE PLAY
Veja episódio da série ‘2 de julho: 200 anos de luta e festa na Bahia’
Especial do A TARDE Play busca manter viva a memória da Independência do nosso estado
Por A TARDE Play

Faltando um dia para a data magna da Bahia completar dois séculos, o A TARDE Play (Núcleo de audiovisual do Grupo A TARDE) dá sequência às celebrações do bicentenário da nossa independência, e lança o penúltimo episódio da série “2 de julho: 200 anos de luta e festa na Bahia”.
A narrativa conta com autoridades públicas, populares, produtores culturais, jornalistas, escritores, fotógrafos, historiadores e pesquisadores do tema.
Neste quinto episódio, falaremos sobre a vitória do povo baiano e a expulsão das tropas portuguesas do nosso território, destacando o caráter de integração do sertão com o litoral ao longo das lutas, ressaltando a coragem e a determinação da nossa gente.
“Naquele momento, ainda não tínhamos um exército brasileiro estruturado. Os diversos personagens que lutaram na independência do Brasil não tinham treinamento bélico, armas preparadas, ou vestimentas adequadas para estarem no campo de batalha. Em muitos aspectos, foram pessoas comuns”, relata o historiador Rafael Dantas.
Ainda se faz necessário resgatar o papel fundamental que as mulheres desempenharam durante a guerra. A historiadora Marianna Farias nos apresenta um panorama daquele período e afirma que “nós temos vários exemplos de mulheres engajadas na luta. Haviam pobres, escravizadas e libertas, muitas delas viviam do ganho e participavam da vida pública. Ficar em casa, muitas vezes, sequer era uma escolha, então, é bom compreender que, principalmente aqui na Bahia, havia todo o tipo de mulher fazendo todo o tipo de coisa, e ousando fazer política e atuar em uma esfera que lhes era, até então, proibida”.
Para maratonar
Com o lançamento de hoje, você poderá assistir aos cinco primeiros episódios, já disponíveis no canal do A TARDE Play no Youtube. A série reúne diversos especialistas para tratarem sobre o Dois de Julho.
Se inscreva em nosso canal e ative as notificações para não perder nenhum episódio. O capítulo final da série “2 de julho: 200 anos de luta e festa na Bahia” vai ao ar amanhã, às 16h.
Assista ao episódio:
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes