DATAFOLHA
32% dos brasileiros são contra aborto em qualquer caso
Em quatro anos, taxa caiu nove pontos percentuais; 40%, quer que a lei seja mantida como está
Por Da Redação
A proporção de brasileiros contrários ao aborto em qualquer circunstância vem diminuindo no país, de acordo com o Datafolha. Pesquisa do instituto divulgada nesta sexta-feira, 3, pelo jornal "Folha de S. Paulo" aponta que 2% da população brasileira se diz contrária à interrupção da gravidez. Em 2018, esse percentual era de 41%.
A maior parte da população ouvida pelo Datafolha, 40%, quer que a lei seja mantida como está. Atualmente, o aborto é criminalizado no país. Uma decisão do STF determina que a gestação só poderá ser interrompida em casos de estupro, anencefalia ou risco à saúde da mãe.
O Datafolha ouviu 2.556 pessoas em 181 municípios do país entre os dias 25 e 26 de maio deste ano. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Em dois outros pontos a respeito da interrupção da gravidez, as taxas também variaram. Quem acredita que o aborto deve ser permitido em mais situações passou de 16% em dezembro de 2018 para 18% agora em maio de 2022. Os entrevistados que afirmam que aborto deve ser permitido em qualquer situação também oscilou 2 pontos percentuais nesse período, passando de 6% em 2018 para 8% atualmente.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes