Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

APURAÇÕES

8 de Janeiro levou à criação de CPIs no Congresso e no DF

Ex-presidente Bolsonaro (PL) e 5 ex-ministros estão entre os pedidos de indiciamento da comissão instalada

Da Redação

Por Da Redação

07/01/2024 - 11:28 h
A CPI dos Atos Antidemocráticos do DF pediu o indiciamento de 136 pessoas relacionadas aos ataques
A CPI dos Atos Antidemocráticos do DF pediu o indiciamento de 136 pessoas relacionadas aos ataques -

Os atos extremistas do 8 de Janeiro completam 1 ano nesta segunda-feira, 8. Ao longo desse 1 ano, pelo menos duas Comissões Parlamentares de Inquérito foram criadas para apurar as manifestações, sendo uma no Congresso e outra na na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Apesar de indiciar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do Congresso não teve quase nenhum resultado de forma concreta.

Tudo sobre Brasil em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Instalada em 25 de maio, a comissão teve como relatora a senadora Eliziane Gama (PSD-MA). O parecer foi aprovado quase 5 meses após, em 18 de outubro, e pediu o indiciamento de 61 pessoas.

No documento, a relatora discorre sobre a responsabilidade de Bolsonaro, integrantes das Forças Armadas (da reserva e da ativa), policiais militares e ex-integrantes do Gabinete de Segurança Institucional. Também foram alvos de pedidos de indiciamento 5 ex-ministros de Bolsonaro: Braga Netto, Luiz Eduardo Ramos, Paulo Sérgio Nogueira, Augusto Heleno e Anderson Torres.

Os crimes mais comuns indicados para justificar as sugestões de indiciamento dos envolvidos ao Ministério Público incluem associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, e golpe de Estado. O ex-presidente Bolsonaro também foi citado pela prática do crime de violência política.

A oposição criticou o andamento da CPMI do 8 de janeiro pois diz que houve omissão do governo federal nos ataques. Em paralelo à investigação, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) também protocolou um relatório alternativo sobre o fato. O documento atestou o pedido de indiciamento do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e do ex-ministro do GSI Gonçalves Dias.

A invasão às sedes dos Três Poderes também levara a criação de uma CPI na Câmara Legislativa do Distrito Federal, que teve início em 2 de março. O relatório do deputado distrital Hermeto (MDB) foi aprovado 9 meses depois, em 29 de novembro.

A CPI dos Atos Antidemocráticos do DF pediu o indiciamento de 136 pessoas relacionadas aos ataques. Gonçalves Dias estava na lista, porém o general teve o nome retirado após votação na comissão.

Entre os nomes mencionados constam agentes da alta cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal, como os coronéis Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues e Cíntia Queiroz de Castro. O ex-secretário-executivo da Secretaria de Segurança Pública, Fernando de Souza Oliveira, também foi citado.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
A CPI dos Atos Antidemocráticos do DF pediu o indiciamento de 136 pessoas relacionadas aos ataques
Play

Mulher flagra traição em jogo e vai embora com amante do companheiro

A CPI dos Atos Antidemocráticos do DF pediu o indiciamento de 136 pessoas relacionadas aos ataques
Play

Aeronave de pequeno porte cai em bairro de Goiânia e destrói casa

A CPI dos Atos Antidemocráticos do DF pediu o indiciamento de 136 pessoas relacionadas aos ataques
Play

Frentista é morta pelo ex-companheiro em posto de gasolina; veja vídeo

A CPI dos Atos Antidemocráticos do DF pediu o indiciamento de 136 pessoas relacionadas aos ataques
Play

Fim da escala 6x1? Senado decide destino da jornada trabalhista

x