Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BRASIL

Cadeia de São Carlos é a única ainda amotinada

Por Agencia Estado

17/06/2006 - 21:00 h

Terminaram no início desta noite os tumultos ocorridos em quatro unidades prisionais da grande São Paulo. Nos Centros de Detenção Provisória (CPDs) de Parelheiros e Suzano e na Penitenciária 1 de Franco da Rocha, o final do motim ocorreu perto das 19 horas e, em São Bernardo do Campo, por volta da 20h. A informação é da assessoria de imprensa da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP). Na Cadeia Pública de São Carlos, porém, uma rebelião prossegue com um carcereiro como refém. Essa unidade prisional é administrada pela Secretaria de Segurança Pública e não pela SAP.

Os movimentos foram considerados "pacíficos" pela SAP, que não quis classificá-los como rebeliões. De acordo com a assessoria, não houve "nenhum registro de violência", como reféns, quebra de imóveis e nem reivindicações dos detidos. Tudo teria sido encerrado, ainda segundo a SAP, por meio do diálogo. A assessoria da Secretaria não soube informar, no entanto, o motivo que teria levado os presos a se rebelarem.

Os tumultos tiveram início na manhã deste sábado e a polícia teria agido apenas se posicionando em volta das unidades sem a necessidade de intervenção, o que foi chamado pela SAP de "medida preventiva de segurança".

No interior de São Paulo, em São Carlos, prossegue a rebelião na cadeia pública onde um carcereiro é mantido como refém - o diretor da cadeia negocia com os presos sua libertação. Não há notícias de pessoas feridas. A informações são da assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, que controla a cadeia e mais outras 222 unidades prisionais.

A rebelião teve início por volta das 14 horas, com os presos reclamando da superlotação da unidade, que tem capacidade para 60 pessoas. A assessoria não soube informar qual o número de detidos em São Carlos. Logo após as reclamações, os presos começaram a depredar o local e tomaram o carcereiro como refém. Na última quinta-feira, oito presos fugiram da cadeia de São Carlos pulando o muro da unidade; dois foram recapturados.

Ontem, foram registradas outras três rebeliões no interior do Estado: Itirapina, Mirandópolis e Araraquara. Estes movimentos foram controlados, de acordo com a assessoria da SAP, na madrugada de ontem (sexta-feira) para hoje (sábado).

Esta é a primeira vez que são registradas rebeliões e "tumultos" de presos desde que o novo secretário estadual da Administração Penitenciária, Antônio Ferreira Pinto, assumiu o cargo, em 31 de maio. O ex-secretário Nagashi Furukawa deixou a SAP após a onda de violência pela qual passou São Paulo, no mês passado.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Oruam, filho de líder do CV, entra na mira do MP por abrigar traficante

Play

VÍDEO: PM é investigado por se masturbar dentro de viatura

Play

Avião faz pouso forçado em acostamento entre carros e caminhões; vídeo

Play

Segurança de banco poderia ter atirado em cliente? Veja o que diz a lei

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA