Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BRASIL

Estudo do Dieese aponta que prestação de serviços é maior fonte de lucro dos bancos

Agência Brasil
Por Agência Brasil

Siga o A TARDE no Google

Google icon

As receitas de prestação de serviços dos bancos, obtidas em sua maioria a partir da cobrança de tarifas sobre extratos, emissão de talão de cheques e outros, são a terceira maior fonte de lucro líquido do setor. Elas perdem apenas para as operações de crédito e as aplicações em títulos públicos, de acordo com estudo divulgado hoje (20) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).



A pesquisa, intitulada As receitas de prestação de serviços dos bancos, avalia o impacto da cobrança dessas tarifas sobre o lucro dos bancos e sobre a renda dos clientes. Revela que o aumento na cobrança de tarifas bancárias sobre a movimentação dos correntistas está diretamente ligado ao controle inflacionário iniciado em 1994. Esse controle reduziu o lucro com o floating (receitas inflacionárias) e fez com que o setor buscasse outras formas de ganho.



Em 1994, a receita dos dez maiores bancos obtidas com floating, segundo o estudo, foi de mais de R$ 9 bilhões, contra cerca de R$ 890 milhões em 2005. Já as receitas de prestação de serviço (RPS) cresceram de 6,25% em 1994 para 12,7% no ano passado. O aumento foi proporcional ao crescimento do lucro líquido dos 11 maiores bancos do país, que só em 2005 ganharam R$ 23,8 bilhões – um crescimento de 1.797% em relação aos R$ 1,3 bilhão obtidos em 1994.



De acordo com a técnica Ana Quitéria Nunes, do Dieese, o lucro dos bancos com a cobrança de tarifas já ultrapassa as despesas com o pagamento de pessoal. Em 1994, a participação das receitas de prestação de serviço era 26% superior aos gastos com o pessoal nos 50 maiores bancos. No ano passado, esse percentual subiu para 102%.



Para Ana Quitéria, o aumento "exponencial" dos lucros dos bancos por meio da cobrança de tarifas "é mais uma forma de apropriação do sistema financeiro e exploração da clientela". Ela destaca que "a falta de concorrência entre os bancos e a falta de mobilidade dos clientes são os principais fatores responsáveis pelo excesso de cobrança de tarifas e, conseqüentemente, pelo aumento do lucro dos bancos". E sugere "uma regulamentação dessas tarifas de forma que a sociedade pudesse ganhar também com o lucro dos bancos e não ser penalizada".

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Vídeo: homem morde e arranca parte da orelha da companheira em festa

Play

Vídeo: juíza critica corte de benefícios e fala em “escravidão”

Play

“Polícia me seguindo”, MC Ryan comentou em vídeo sobre saldo do banco

Play

Tubarão ronda crianças em famosa praia brasileira; veja

x