EXPERIMENTOS
Estudo mostra que herbicida pode estar associado ao câncer de tireoide
Na lista dos ingredientes do herbicida estudado, o glifosato representa 25% da composição
Por Da Redação
Um estudo conduzido no Laboratório de Genética Molecular do Câncer (Gemoca) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp constatou que o Roundup, defensivo agrícola mais comercializado no mundo, apresenta um duplo efeito, tóxico e proliferativo, em células da tireoide humana.
Publicados recentemente na revista Frontiers in Endocrinology, os resultados da pesquisa são um alerta dos riscos do uso de herbicidas à base de glifosato para a saúde humana, apontando a necessidade de mais investigações sobre a ação dessas substâncias.
Na pesquisa, foram analisados os níveis de Exposição Ocupacional Aceitável e o de Ingestão Diária Aceitável determinados pela Anvisa. Foram utilizadas 2 linhagens de células tumorais – células que derivam do tumor mais frequente da tireoide, o carcinoma papilifero - e uma linhagem controle, e testadas 15 diferentes concentrações do herbicida original.
Como resposta dos experimentos, as células obtiveram um comportamento não-linear: enquanto altas concentrações do herbicida causaram morte significativa de células boas, baixas concentrações resultaram na proliferação de células doentes.
Na lista dos ingredientes do herbicida estudado, o glifosato representa 25% da composição, sendo que os 75% que restam estão descritos no rótulo como “outros ingredientes”. De acordo com os pesquisadores, os efeitos desreguladores endócrinos e carcinogênicos do glifosato são observados há bastante tempo, mas pouco se sabe sobre o efeito de compostos usados na vida real em concentrações diferentes, nem em células normais nem em células tumorais da tireoide, que podem ter diferentes sensibilidades ao efeito do produto contendo glifosato (sendo o ingrediente ativo sozinho ou combinado com outras substâncias).
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes