Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BRASIL

Ex-sócio da Telexfree é preso pela PF e poderá ser extraditado

Por Agência Brasil

27/02/2020 - 20:50 h | Atualizada em 19/11/2021 - 10:30
telexfree, pf, extraditado, stf, lewandowski | Foto: Antônio Cruz | Agência Brasil
telexfree, pf, extraditado, stf, lewandowski | Foto: Antônio Cruz | Agência Brasil -

A Policia Federal (PF) prendeu o empresário Carlos Nataniel Wanzeler, ex-sócio da Telexfree, empresa que responde a diversas ações no Brasil pela acusação de prejudicar consumidores por meio de um suposto esquema de pirâmide financeira. Wanzeler foi preso quinta-feira, 20, em Búzios, no Rio de Janeiro, por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski.

O ministro aceitou pedido feito pelo governo dos Estados Unidos, onde o empresário é alvo de mandado de prisão pelo suposto cometimento dos delitos de fraude eletrônica e transações monetárias de atividade ilegal, crimes que também teriam ocorrido em operações da Telexfree naquele país. Pela decisão, o governo norte-americano terá 60 dias para fazer o pedido formal de extradição.

A prisão de Carlos Wanzeler foi efetivada dois dias após o STF manter a decisão do Ministério da Justiça, assinada em 2018, que decretou a perda da nacionalidade brasileira do empresário.

No julgamento, os ministros da Segunda Turma do STF rejeitaram recurso de defesa e entenderam que o empresário não tem mais a cidadania brasileira por ter adquirido a norte-americana, em 2009. A decisão foi baseada nos termos do Artigo 12, §4º, Inciso II, da Constituição. Pelo dispositivo, é declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que adquirir outra nacionalidade. De acordo com a Constituição, se a nacionalidade tivesse sido mantida, Wanzeler não poderia ser extraditado.

Durante o julgamento, a defesa do empresário alegou que a nacionalidade norte-americana foi obtida por motivos familiares, diante da demora das autoridades locais em liberar o visto de imigrante para ele e sua filha. O ex-sócio da Telexfree também tinha o Green Card, visto de entrada liberada nos Estados Unidos.

Sobre a eventual extradição, os advogados alegam que o empresário tem o direito de responder ao processo no Brasil por ser acusado pelos mesmos fatos nos Estados Unidos.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
telexfree, pf, extraditado, stf, lewandowski | Foto: Antônio Cruz | Agência Brasil
Play

Vídeo: professor dá tapa na cabeça de aluno dentro de sala de aula

telexfree, pf, extraditado, stf, lewandowski | Foto: Antônio Cruz | Agência Brasil
Play

Bebê de 1 ano e 11 meses é morta a tiros em briga de trânsito; vídeo

telexfree, pf, extraditado, stf, lewandowski | Foto: Antônio Cruz | Agência Brasil
Play

Adolescente desaparece e é resgatada em casa com calabouço subterrâneo

telexfree, pf, extraditado, stf, lewandowski | Foto: Antônio Cruz | Agência Brasil
Play

Jovem em bicicleta motorizada dá baile em agentes de trânsito durante perseguição

x