ENCONTRO VIRTUAL
Fachin reforça desejo de diálogo com Ministro da Defesa
Presidente do TSE reforça papel de comissão para superar divergências na condução das eleições

Depois de uma semana de troca de mensagens públicas, revelando ruídos entre o Ministério da Defesa e o Tribunal Superior Eleitoral, o presidente do TSE, ministro Édson Fachin, reforçou neste domingo (19) a disposição para o diálogo.
Em ofício assinado na sexta-feira (17), Fachin reiterou o convite para que o representante das Forças Armadas, general Heber Garcia Portela, participe da reunião da Comissão de Transparência das Eleições que acontece virtualmente na tarde desta segunda.
O documento é uma resposta ao convite do ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, que propôs na quarta (15) um encontro entre equipes técnicas da Corte e das Forças Armadas, para "dirimir eventuais divergências técnicas".
Antes disso, no dia 10, Nogueira encaminhou uma carta ao TSE sobre as respostas técnicas do tribunal a respeito do sistema eleitoral e alegou que ainda não foi possível fazer uma discussão das propostas das Forças Armadas. Na ocasião, o ministro disse que as Forças Armadas não se sentem "devidamente prestigiadas" pelo TSE.
Em resposta, Fachin enviou um ofício à pasta em que afirmou ter "elevada consideração" pelas Forças Armadas e que o diálogo é necessário para fortalecer a democracia. Na comunicação publicada este domingo, Fachin voltou a afirmar que a comissão é o fórum destinado para discussões técnicas e diálogo interinstitucional sobre o processo eleitoral.
O presidente do TSE também registrou que a grande maioria das sugestões apresentadas no âmbito da comissão foram acolhidas, indicando o "compromisso público da Justiça Eleitoral com a concretização de diálogo plural" não apenas com os parceiros institucionais, mas também com a sociedade civil.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes




