Fernanda Montenegro toma posse na Academia Brasileira de Letras

Ela é a primeira mulher a ocupar a cadeira 17 da ABL

Publicado sábado, 26 de março de 2022 às 16:25 h | Atualizado em 26/03/2022, 16:28 | Autor: Da Redação

A atriz Fernanda Montenegro, 92, tomou posse como nova imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) nesta sexta-feira, 28, em cerimônia no Rio de Janeiro.

Em novembro ela foi eleita para a cadeira 17. Durante o evento ela foi recepcionada pela secretária-geral da entidade, a acadêmica Nelida Piñon e conduzida ao palco por Cacá Diegues, Rosiska Darcy de Oliveira e José Sarney.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, secretários municipais e estaduais, deputados e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

Em seu discurso, Montenegro lembrou que é a primeira 'representante da arte brasileira' a ser recebida na academia.

"Sou atriz. Venho dessa mística arte arcaica eterna que é o teatro. A raiz desta arte está na complexidade de só existir através do corpo e da alma de um ator ou de uma atriz, ao trazer a literatura dramática para a verticalidade cênica", disse.

"Emocionada, tomo posso nesse momento da cadeira número 17, pedindo às senhoras e aos senhores acadêmicos, pela maneira como expressarei, esta minha pulsação de vida que trago comigo neste ato", afirmou a atriz.

Ela é a primeira mulher a ocupar a cadeira 17 da ABL. Antes dela, o local foi ocupado por Sílvio Romero (fundador da ABL), Osório Duque-Estrada, Roquette-Pinto, Álvaro Lins e Antonio Houaiss.

Imagem ilustrativa da imagem Fernanda Montenegro toma posse na Academia Brasileira de Letras
 

Publicações relacionadas