Fiocruz propõe revisão da política de plantas medicinais | A TARDE
Atarde > Brasil

Fiocruz propõe revisão da política de plantas medicinais

Medida tem objetivo de assegurar à população brasileira acesso seguro a plantas medicinais e fitoterápicos

Publicado sábado, 19 de agosto de 2023 às 12:09 h | Autor: Da Redação
Em 06 12 2017 Congresso do Paraguai aprovou um projeto de lei nesta terça-feira (5) que cria um sistema patrocinado pelo estado para importar sementes de maconha e cultivar a planta para uso medicinal, decisão que segue outros países da América Latina. (Georgia Army National Guard Foto: Maj. Will Cox/Released
Data:24/07/2013
Em 06 12 2017 Congresso do Paraguai aprovou um projeto de lei nesta terça-feira (5) que cria um sistema patrocinado pelo estado para importar sementes de maconha e cultivar a planta para uso medicinal, decisão que segue outros países da América Latina. (Georgia Army National Guard Foto: Maj. Will Cox/Released Data:24/07/2013 -

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) elaborou inúmeras proposições para revisar a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.

A medida, criada em junho de 2006, tem o objetivo de assegurar à população brasileira acesso seguro a plantas medicinais e fitoterápicos, além de promover o uso sustentável da biodiversidade e o desenvolvimento da cadeia produtiva e da indústria nacional. São pelo menos 18 ações propostas pela Fiocruz para ampliar a área de atuação da PNPMF.

O documento nasceu a partir do Webinário Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, organizado pelas Redes de Inovação em Medicamentos da Biodiversidade e pelo Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde de Farmanguinhos/Fiocruz.

Entidades científicas pediram a reestruturação do Comitê Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, com a inclusão de representantes de órgãos de governo e da sociedade civil para realizar seu trabalho à luz dos conceitos da bioeconomia e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde.

Em 8 de agosto, o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, se reuniu com o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, para apresentar a proposta de reformulação da PNPMF.

Publicações relacionadas