PROPOSIÇÕES
Fiocruz propõe revisão da política de plantas medicinais
Medida tem objetivo de assegurar à população brasileira acesso seguro a plantas medicinais e fitoterápicos
Por Da Redação
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) elaborou inúmeras proposições para revisar a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.
A medida, criada em junho de 2006, tem o objetivo de assegurar à população brasileira acesso seguro a plantas medicinais e fitoterápicos, além de promover o uso sustentável da biodiversidade e o desenvolvimento da cadeia produtiva e da indústria nacional. São pelo menos 18 ações propostas pela Fiocruz para ampliar a área de atuação da PNPMF.
O documento nasceu a partir do Webinário Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, organizado pelas Redes de Inovação em Medicamentos da Biodiversidade e pelo Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde de Farmanguinhos/Fiocruz.
Entidades científicas pediram a reestruturação do Comitê Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, com a inclusão de representantes de órgãos de governo e da sociedade civil para realizar seu trabalho à luz dos conceitos da bioeconomia e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde.
Em 8 de agosto, o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, se reuniu com o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, para apresentar a proposta de reformulação da PNPMF.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes