ATAQUE VIRTUAL
Hackers deixam site do Ministério da Saúde fora do ar
Suposto ataque também derrubou a plataforma Conecte SUS
O site do Ministério da Saúde e a plataforma Conecte SUS estiveram fora do ar na madrugada desta sexta-feira, 10, após um suposto ataque hacker. Esse é a segunda invasão a sites do governo federal em apenas três meses. A pasta não comentou o incidente.
O "ransomware", tipo de ataque virtual que teria sido aplicado nos sistemas, criptografa os dados e impede que eles sejam acessados. Nessa prática, os criminosos costumam cobrar um resgate para devolver as informações.
Ao tentar acessar o portal, foi possível ler uma mensagem que afirmava que os dados do sistema haviam sido copiados e excluídos e estavam em posse dos invasores. Minutos depois o recado desapareceu, mas o site continuou fora do ar.
"Nos contate caso queiram o retorno dos dados", dizia a mensagem.
O problema ocorre em meio a descoberta da Ômicron, nova variante do coronavírus, e uma forte pressão contra o governo federal, que determinou apenas uma quarentena de cinco dias à viajantes não vacinados que chegam ao Brasil.
Em setembro, uma página do site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já havia sido alvo de ‘piratas virtuais’. O incidente ocorreu após decisão da Agência de interromper a partida entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de Futebol.
Na ocasião, o alvo foi a seção do formulário de Declaração de Saúde do Viajante, documento obrigatório à todos que pretendem ingressar no país, e foi preenchido com informações falsas por quatro atletas argentinos que ocultaram sua passagem pelo Reino Unido.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro