Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BRASIL

Intervenção no Rio terá Observatório de Direitos Humanos

Por Erick Tedesco l A TARDE SP

27/02/2018 - 21:03 h
Forças Armadas durante operação na Vila Aliança, em Bangu, zona oeste do Rio
Forças Armadas durante operação na Vila Aliança, em Bangu, zona oeste do Rio -

O Diário Oficial da União publicou nesta terça-feira, 27, a portaria que cria o ObservaRIO, Observatório de Direitos Humanos da Intervenção Federal na Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro. O grupo que acompanhará a ação no estado foi instituído pelo ministro interino dos Direitos Humanos, Gustavo do Vale Rocha (também subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil), e é constituído de nove pessoas, que serão escolhidos entre representantes da sociedade civil e servidores do ministério.

O trabalho do ObservaRio, como ressalta o ministro Gustavo Rocha, dura enquanto a intervenção federal no estado for mantida pelo governo. “A proposta original da intervenção é justamente garantir os direitos da população, amedrontada pela escalada da violência. O ObservaRIO é nossa proposta para verificar se os direitos humanos estão sendo respeitados e garantidos no processo”, esclarece o ministro em nota.

A proposta do Observatório, aponta o ministério, é tanto acompanhar as atividades da intervenção federal no Rio de Janeiro e “manter instrumentos e estratégias para a garantia dos direitos humanos nas ações de restabelecimento da segurança pública no estado”.

Na nota à imprensa, a pasta ainda reforça que o ObservaRio estará atento ao “respeito integral aos direitos humanos” e promete ser um canal de comunicação entre o Poder Público e a sociedade civil. “O órgão terá autonomia de convidar representantes de instâncias do estado a prestar esclarecimentos e informações, incluindo autoridades da União, dos estados, dos Municípios, do Ministério Público, Defensoria Pública e sociedade civil”, afirma o ministério.

O grupo do Ministério dos Direitos Humanos é o sexto grupo já criado para fiscalizar a intervenção no Rio de Janeiro. A Ordem dos Advogados do Rio de Janeiro (OAB-RJ), o Parlamento (Câmara dos Deputados e Senado), Tribunal de Contas da União (TCU) e titulares da Universidade Cândido Mendes também anunciaram ações semelhantes.

Magistrados do Rio

O papel dos magistrados do Rio de Janeiro na intervenção federal na segurança pública no estado foi discutido na noite de segunda-feira, 26, durante a posse da juíza Renata Gil como presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ) no biênio 2018-2019.

“Temos o desafio de atuar, no que nos é exigido, no processo de intervenção na segurança pública, especialmente apreciando a legalidade das medidas que se fizerem urgentes e no julgamento correto e eficaz daqueles submetidos ao processo criminal. Faremos toda a interlocução necessária entre as forças de segurança e a magistratura para que a medida seja bem-sucedida e que a sociedade finalmente se sinta protegida”, destacou, em seu discurso.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Forças Armadas durante operação na Vila Aliança, em Bangu, zona oeste do Rio
Play

VÍDEO: Homem carrega corpo da mãe em cadeira de rodas pelas ruas do RJ

Forças Armadas durante operação na Vila Aliança, em Bangu, zona oeste do Rio
Play

Vídeo flagra "orgia" com cerca de 15 homens em praia de Búzios

Forças Armadas durante operação na Vila Aliança, em Bangu, zona oeste do Rio
Play

Mãe e filha são arrastadas por ônibus em Mato Grosso; veja vídeo

Forças Armadas durante operação na Vila Aliança, em Bangu, zona oeste do Rio
Play

Homem tenta levar tartaruga marinha viva da praia e é impedido pela PM

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA