Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
19/10/2018 às 22:02 - há XX semanas | Autor: Gabriela Albach l A TARDE SP

BRASIL

Maioria dos jovens acompanhados pelo SUS está se alimentando mal

Mais da metade dos adolescentes acompanhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) se alimentaram de maneira inadequada em 2017. Essa foi à conclusão do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), que verificou a qualidade dos produtos ingeridos pelos jovens de todo o País.

O levantamento apontou que 55% estão consumindo comidas industrializadas, como salgadinho de pacote, biscoito salgado e macarrão. Outros 42% comem hambúrguer e/ou embutidos regularmente e 43% abusam dos doces e guloseimas. Na Bahia, os índices são um pouco mais baixos: 48%, 32% e 42%, respectivamente.

De acordo com Daniela Cierro, diretora da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), vários fatores levam a esse cenário. “Muitas vezes os hábitos vem da própria família, por não ter tempo de se dedicar a uma alimentação correta. Outro fator é que hoje em dia os jovens tem mais acesso à compra, e dentro dessa autonomia o critério que eles usam é do que é gostoso. Muitas vezes não há uma orientação vinda da mídia ou da família sobre a composição dos alimentos industrializados, para que as pessoas possam fazer escolhas conscientes”, afirma.

Na adolescência podem surgir novos hábitos alimentares, de acordo com situação socioeconômica, vida social. O adolescente está buscando sua identidade e está inserido em diversos grupos de amigos. Dessa forma, muitas vezes para se sentir enturmado, acaba optando por consumir alimentos que são considerados legais e práticos, na opinião da nutricionista do Instituto EndoVitta, Angelica Grecco.

Consumo de refrigerante, sucos artificiais ou mesmo sucos naturais, com açúcar adicional, embutidos e o abuso de alimentos processados, são prejudiciais à saúde e favorecem quadros de obesidade desde a infância precoce. “Dados revelam que adolescentes com obesidade aos 19 anos têm 89% de chance de ser obeso aos 35 anos, por isso é necessário investir na promoção de uma alimentação adequada e saudável, especialmente na infância e na adolescência”, alerta Eduardo Nilson, coordenador-substituto de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.

Estima-se que cerca de 8% dos jovens entre 13 e 17 anos estão obesos. A endocrinologista Maria Edna de Melo e presidente da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), chamou atenção para o fato de que a obesidade diminui a expectativa de vida em até dez anos e necessita de tratamento em longo prazo, mas ainda é uma doença negligenciada.

A médica gastroenterologista, Virgínia Figueiredo, da Diagnoson a+, reforça que o hábito alimentar saudável deve ser construído já na infância, e que não é preciso se privar do que gosta de comer ou ficar escravo da balança. “O caminho é o do equilíbrio. Quando percebemos que é possível preparar alimentos saudáveis e saborosos e que podemos contar com eles para a promoção da nossa saúde e do nosso bem-estar, fica mais prazeroso adotar uma alimentação alinhada à um estilo de vida mais saudável”, diz.

Além disso, é importante lembrar que os alimentos industrializados no geral, principalmente se consumidos regularmente, podem trazer uma série de malefícios à saúde. “Quanto mais produtos naturais consumirmos, menores serão as chances de termos problemas sérios de saúde derivados de aditivos alimentares. Por isso, manter uma alimentação saudável e balanceada é sempre a melhor escolha”, conclui Débora Bonhen Guimarães, coordenadora do Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Mulher tem moto roubada em frente a residência; assista vídeo

Play

Homem morde sucuri para escapar de ataque em rio; veja vídeo

Play

Solto, Eike Batista dá mentoria de R$ 50 mil e fatura R$ 1 milhão

Play

VÍDEO: criança de 2 anos morre atropelada após sair correndo de restaurante

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA