Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL

COMBATE FORTALECIDO

Ministra da Saúde pede cooperação para enfrentamento de pandemias

Brasil assume, em 2024, presidência do G20, que é o grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo

Da Redação
Por Da Redação
Nísia Trindade disse que sucesso no enfrentamento de futuras pandemias vai depender da interação entre países
Nísia Trindade disse que sucesso no enfrentamento de futuras pandemias vai depender da interação entre países - Foto: Olga Leiria / Ag. A Tarde

Com o discurso de defender a cooperação internacional e tecnologias em saúde, a ministra da Pasta, Nísia Trindade, pediu união para o enfrentamento de futuras pandemias. A fala foi durante reunião de ministros da saúde do G20, na última sexta-feira, 18, e no sábado, 19, em Gandhinagar, na Índia.

A partir do ano que vem, o Brasil assume a presidência do G20, que é o grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo e pela UE (União Europeia). O evento marca a retomada do protagonismo brasileiro nos debates que envolvem questões de saúde globais.

Tudo sobre Brasil em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

De acordo com o Ministério da Saúde, o sucesso no enfrentamento de futuras pandemias vai depender da interação entre países e da capacidade de todos se integrarem para aumentar a resiliência dos sistemas nacionais de saúde.

A ministra ressaltou a necessidade de fortalecimento das capacidades nacionais de vigilância e de resposta à resistência antimicrobiana, além da necessidade de assegurar a produção, o fornecimento e o acesso universal a produtos de baixo custo.

Nísia participou ainda de uma cúpula, também na última sexta-feira, 19, para discutir a medicina tradicional, onde mencionou a resolução sobre a saúde das populações indígenas, proposta pelo Brasil e adotada por consenso na última Assembleia Mundial da Saúde.

O documento inclui a saúde dos povos originários como uma questão prioritária na pauta da OMS (Organização Mundial de Saúde), no sentido de avançar em sistemas que promovam ações específicas.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Relacionadas

Mais lidas