ÚLTIMOS 12 MESES
Passagem aérea em Salvador ficou 159,5% mais cara, diz IPCA-15
Capital baiana foi a que teve o maior aumento entre as cidades brasileiras, aponta índice do IBGE
Por Da Redação

Entre as capitais brasileiras, nos últimos 12 meses, Salvador foi a cidade com maior aumento no preço das passagens áreas. No acumulado do período, viajar de avião ficou 159,5% mais caro. Isso é o que dizem os dados divulgados nesta sexta-feira, 24, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15). Na outra ponta, Belém foi a que teve o menor aumento: 49,93%. No Brasil as passagens sofreram uma alta de 123%.
Mês a mês, o preço das passagens aéreas cresceu 11,36% na prévia de junho e foi o subitem dentro de transportes com a principal alta entre maio e junho deste ano. No acumulado de 2022, o valor dos bilhetes aéreos subiu 3,6%.
A estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é que o preço das passagens aéreas no Brasil deve continuar aumentando nos próximos meses, com previsão de alta entre 5% e 10% no valor pago pelo consumidor. As principais causas do aumento, de acordo com a CNC são o aumento da demanda por voos e do elevado custo do querosene de aviação.
Altas de preços por estados no acumulado de 12 meses do IPCA-15 de junho:
Salvador: 159,50%
São Paulo: 156,40%
Distrito Federal: 137,32%
Fortaleza: 135,59%
Rio de Janeiro: 134,97%
Goiás: 114,03%
Porto Alegre: 113,60%
Curitiba: 98,35%
Recife: 81,85%
Belo Horizonte: 79,30%
Belém: 49,93%
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes