BRASIL
Promotor do MPE investiga vereador Milton Leite
O Ministério Público Estadual (MPE) começa na segunda-feira a investigar
Por
O Ministério Público Estadual (MPE) começa na segunda-feira a investigar o contrato entre a empreiteira do vereador Milton Leite (PMDB) e a Cooper Pam, cooperativa de lotações que opera na zona sul da capital paulistana e está na mira da polícia por suposta ligação com a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Leite admitiu que sua empresa investiu cerca de R$ 4,5 milhões na construção de uma nova garagem para a Cooper Pam, na região de Santo Amaro. Até o momento, ele disse que só recebeu R$ 1 milhão pelo que investiu.
O vereador afirmou que não cometeu nenhuma ilegalidade ao assinar o contrato com a cooperativa. Mas, de acordo com o artigo 17 da Lei Orgânica do Município, parlamentares são proibidos de "firmar ou manter contrato com concessionárias de serviço público".
Leite argumenta que os perueiros são permissionários e não concessionários do sistema de transporte coletivo (a concessão é por 20 anos e a permissão é temporária). Especialistas consultados pela reportagem, no entanto, dizem que a tese é questionável."
O procedimento foi instaurado hoje (ontem) e, a partir de segunda-feira à tarde, já estará nas mãos de um promotor", explica Sérgio Turra, da Promotoria da Cidadania do MPE. "Vamos ouvir todos os envolvidos e, se for necessário, solicitaremos providências à Câmara Municipal", afirmou.
Senival
Além do contrato entre a empresa de Leite e a Cooper Pam, o MPE também deve apurar a ligação do vereador Senival Pereira de Moura (PT) com o sistema de transporte coletivo da cidade.Senival é permissionário da linha 2707 (Chabilândia-Metrô Itaquera), na zona leste, que transporta em média 500 passageiros por dia e faz parte do Consórcio Aliança Paulistana. O parlamentar também preside o SindLotação, entidade que representa as principais cooperativas de perueiros que atuam na capital.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes