BRASIL
Sorocaba-SP fecha aterro e manda lixo para Iperó
Por Agência Estado
Sem conseguir renovar a licença ambiental para o uso do atual aterro sanitário, com a vida útil esgotada, a Prefeitura de Sorocaba decidiu "exportar" o lixo produzido pelos 600 mil habitantes. As quase 500 toneladas diárias de material serão enviadas para um aterro privado em Iperó, cidade vizinha.
A empresa Proactiva, proprietária do aterro, venceu licitação encerrada hoje e receberá R$ 847,5 mil mensais pelo transporte e destinação final dos resíduos. A empresa concorreu com outras sete interessadas e ofereceu o menor preço. O contrato é de caráter emergencial, pelo prazo de 180 dias.
Na próxima semana, a prefeitura deve encerrar licitação para contratar a empresa que vai assumir, pelo prazo de três anos, o serviço completo, incluindo a coleta do lixo. O aterro municipal passará por um processo de encerramento, sob a supervisão da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). O município de Sorocaba mantém o plano de construir um aterro próprio na zona rural local, mas depende de licenças ambientais.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes