PRECAUÇÃO
Suspensão de exportação de carne para China deve durar até abril
Prazo é mais realista para que se esclareça todos os pontos e retome embarques
Por Da Redação
A suspensão das exportações de carne bovina para a China deve durar até o próximo mês de abril. A avaliação é do professor Claudio de Barrosl, que lecionou durante 40 anos patologia veterinária na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul. Barros, é PhD pela Colorado State University, nos Estados Unidos, e pós-doutorado na Justus Liebieg Universität, na Alemanha. A entrevista foi concedida ao portal Metrópoles.
O prazo é mais realista para que se esclareça todos os pontos e retome os embarques.
A suspensão dos embarques foi acionada depois da confirmação de um caso de vaca louca em uma fazenda no Pará. O Brasil adota o autoembargo para cumprir um protocolo sanitário assinado com China em 2015.
A última vez que isso aconteceu foi em 2021, quando país ficou mais de 100 dias sem exportar carnes para os chineses. A demora foi por causa da relação conflituosa do ex-presidente Jair Bolsonaro com a China.
A vaca louca foi expoente após surto iniciado na Grã-Bretanha, nos anos 90, quando provocou o abate de mais de 180 mil cabeças de gado e a morte de pelo menos 200 pessoas na Inglaterra.
O professor Barros avalia que o caso do mal da vaca louca descoberto nesta semana, em Marabá, no Pará, não vai ter consequências com esse grau de dramaticidade.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes