Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > CADERNO 2
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
27/01/2023 às 8:00 - há XX semanas | Autor: Elis Freire*

De volta ao Parque, Festival de Verão fará encontros entre artistas

Ao apostar na fórmula dos encontros entre grandes nomes, evento deve garantir momentos memoráveis

Saulo dividirá o palco com Marina Sena: homenagem a Gal Costa
Saulo dividirá o palco com Marina Sena: homenagem a Gal Costa -

Axé, MPB, pagode, rap, samba, pop. A edição de 2023 do Festival de Verão conta com um line up de duplas e trios (alguns deles inéditos inéditos), com mistura de diversos ritmos. O famoso festival, que estava suspenso há dois anos por conta da pandemia, retorna repaginado ao Parque de Exposições, local onde estreou. Com o lema “Somos Mundo”, o FV reunirá amanhã e domingo nomes de múltiplos estilos, públicos e gerações.

Se apresentarão medalhões da MPB como Gilberto Gil e Caetano Veloso, Ney Matogrosso com Criolo, cantores de pagode como Ferrugem e Xande de Pilares, o veterano Léo Santana, o cantor de axé Saulo Fernandes, que dividirá o palco com a artista mineira Marina Sena e a diva pop Luísa Sonza, que cantará com Alcione.

O funk e o rap estarão representados por Ludmilla, Xamã e Djonga e as percussões soteropolitanas por Baiana System, Carlinhos Brown com Duda Beat e Àttooxxá e Olodum. A baianidade e a potência feminina estarão presentes no show em que Ivete Sangalo convida Luedji Luna e na reunião das mulheres pretas no espetáculo de Margareth Menezes, Majur e Larissa Luz.

Os shows vão acontecer em dois palcos principais não-simultâneos, Cais e Ponte, para que o público aproveite todos os números.

Depois de ser realocado por cinco anos para a Arena Fonte Nova, o Festival de Verão está de volta ao Parque de Exposições, na Avenida Luís Viana Filho, em Itapuã. “O Parque de Exposições está na memória afetiva das pessoas. O público estava pedindo que a gente voltasse ao Parque de Exposições”, afirmou Gabriela Gaspari, head da Bahia Eventos, empresa de entretenimento da Rede Bahia que produz o evento. O FV acontece desde 1999 na capital baiana, ano em que a cidade comemorou seu aniversário de 450 anos.

O festival chega em 2023 com muitas novidades, mas promete manter a sua essência. “A identidade do Festival de Verão é a mistura de ritmos" afirmou Gabriela. “Esse ano a gente tinha a missão de reposicionar o Festival como um dos principais festivais de música do país. Foi aí que trouxemos Zé Fernando, um curador musical especialista em fazer encontros inéditos, para que pessoas que forem ao FV nos dias 28 e 29 de janeiro assistam algo que elas não verão em nenhum outro palco do país”, concluiu.

Gilberto Gil e Caetano Veloso, parceiros musicais de décadas, cantarão juntos no sábado em uma grande celebração da música popular brasileira. “Festival de Verão na Bahia, com música baiana e MPB tem tudo a ver. Como todos nós sabemos, a Bahia é um dos berços dessa MPB. A importância do universo musical baiano para a música no mundo é muito grande, por todo o significado que tem a Bahia”, explicou Gil.

No show, após Gil apresentar alguns de seus grandes sucessos, Caetano subirá ao palco para cantar cinco músicas, duas junto com o Gil e as outras três acompanhado da banda do parceiro. Também serão chamados ao palco diversos membros da família Gil: José Gil, Bem Gil e Nara Gil, os seus três filhos, e a sua neta Flor Gil. Fora os familiares, a apresentação contará com a presença do trompetista Diogo Gomes, do saxofonista Thiagô Queiroz, do percussionista Leo Reis e do tecladista Danilo Andrade.

Gal Costa, presente!

Um dos shows mais aguardados do segundo dia de festa é o de Saulo Fernandes e Marina Sena. Dividindo o palco pela primeira vez, o artista baiano e a cantora mineira farão juntos uma homenagem a Gal Costa, que faleceu em novembro do ano passado.

“Gal é a maior referência na minha vida. Cantar ela em Salvador no palco do Festival de Verão vai ser com certeza muito especial”, afirmou Marina Sena. A música Flor de Maracujá, eternizada na voz da musa da Tropicália e ex-integrante dos Doces Bárbaros, foi a escolhida para a homenagem póstuma no FV 23.

A admiração e respeito mútuo entre os dois artistas consagrou a união de universos musicais tão diferentes. “A conexão com ela aconteceu de cara por conta desta admiração que eu senti desde o primeiro momento. As canções que ela escolheu do repertório dela são deliciosas e a gente já adaptou, misturou e transformou em outra coisa”, disse Saulo Fernandes. “Acho que o Pop, o Axé e a MPB se encontram em muitos pontos. Vamos explorar isso e fazer um show lindo”, completou Marina. Além desta música inédita, o soteropolitano receberá a jovem no palco para interpretarem juntos a música Circulou, de sua autoria, e eles cantarão juntos Por Supuesto e Voltei pra Mim, sucessos do repertório de Marina.

Outra novidade no show da dupla será a presença da Orquestra de Santo Antônio, fruto de um projeto social com jovens, regida por Luciano Calazans. “É sempre um desafio artístico e musical colocar no palco uma orquestra com mais de 20 pessoas tocando ao lado de uma banda pop, uma banda de axé, mas eu acho glorioso. Projetos como esse merecem estar no palco e eu busco trazê-los sempre que possível”, afirmou Saulo.

O lema “Somos Mundo” do FV 23 procura valorizar a inclusão, a diversidade e o respeito. Esse ano a realizadora está apoiando causas sociais e abraçou o projeto Quabales, que atua na formação educacional e cultural de crianças, jovens e adultos do bairro Nordeste de Amaralina. Além disso, o festival pela primeira vez terá o selo de resíduo zero e evento neutro, que garantem toda a reciclagem dos resíduos e neutralização dos gases do efeito estufa.

Os ingressos estão à venda na plataforma Sympla ou nas lojas South dos shoppings Salvador, Paralela, Lapa e Bahia. A abertura dos portões está prevista para às 15h e o encerramento para às 2h30.

Festival de Verão Salvador 2023 / Sábado e domingo / Shows a partir das 16h (abertura dos portões às 15h) / Parque de Exposições (Av. Luís Viana Filho, 1590 – Itapuã) / Vendas: Sympla ou Lojas South (shoppings Salvador, Paralela, Lapa e Bahia)

*Sob a supervisão do editor Chico Castro Jr.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Repórter cidadão

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Publicações Relacionadas

A tarde play
Saulo dividirá o palco com Marina Sena: homenagem a Gal Costa
Play

Ilha de Itaparica recebe gravações de filme "Melodia do Amor"

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA