Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > CADERNO 2
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BELEZAS EM DOBRO

Fotógrafo Mario Edson promove duas mostras em galeria

Imagens que compõem o calendário estão expostas no ME Ateliê da Fotografia, no Santo Antônio Além do Carmo

Por Tamires Silva*

19/12/2022 - 8:00 h
Na mostra Por Aí, diversos registros das andanças de Mario por diversos países
Na mostra Por Aí, diversos registros das andanças de Mario por diversos países -

Tradição do fotógrafo e galerista baiano Mario Edson, sua 21ª edição do Calendário M.E. Ateliê Fotografia tem como tema para 2023 “Por Aí”, trazendo uma contemplação de lugares que foram registrados pelo fotógrafo Mário Edson em suas viagens. As imagens que compõem o calendário estão expostas em sua galeria, no ME Ateliê da Fotografia (no Santo Antônio Além do Carmo), juntamente com uma mostra da cobertura fotográfica do espetáculo de dança Viramundo, do Balé do Teatro Castro Alves, em homenagem aos oitenta anos do artista Gilberto Gil.

O calendário 2023, que ficará exposto até 31 de janeiro, de quinta a domingo, das 16h às 19h, com entrada gratuita, é um recorte dos diversos registros fotográficos feitos pelo fotógrafo e artista plástico Mário Edson durante viagens pela Alemanha, Argentina, Áustria, Cuba, Espanha, França, Hungria, Itália, México, Peru, Portugal e República Tcheca.

A inspiração veio após o isolamento da Covid-19, com o intuito de oferecer uma forma de viajar que ultrapasse os limites do físico e em prol da construção e utilização dos sentidos, de forma que promova a saúde psicológica sem a necessidade do deslocamento físico.

“Esses dois anos de pandemia foram complicados, mas ao mesmo tempo edificantes: uma parada necessária na correria em que vivia, quanod pude parar, refletir e rever conceitos e posturas. Foi tempo de reorganizar, ler, estudar e criar. O projeto Por Aí, por exemplo, nasceu dessa reflexão”, conta Mario.

“Espero que as obras despertem o desejo de viajar (não só fisicamente) conhecendo lugares e pessoas, seja através de registros fotográficos, seja através de leituras, pesquisas… Enfim, que as pessoas se permitam sair da zona de conforto e adentrar novos horizontes. Em meio a dezenas de milhares de imagens, elenquei 12 países, cujas imagens me impactaram mais, não só pela beleza, mas por sua poética própria e, sobretudo, seu valor histórico. Algumas saem da caixinha dos tradicionais cartões postais e se impõem por sua rara beleza”, garante o fotógrafo.

Em paralelo à exposição do calendário, Mario também promove a exposição Espetáculo Viramundo - 80 anos Gilberto Gil, com 17 registros fotográficos que foram feitos pelo fotógrafo durante a cobertura do espetáculo realizado pelo Balé do Teatro Castro Alves. em homenagem aos 80 anos de Gilberto Gil.

Para Mário, a exposição abre a possibilidade do público ter uma experiência de arte única, reunindo três linguagens artísticas: fotografia, dança e artes plásticas, digna de ser uma homenagem às contribuições artísticas musicais de Gilberto Gil.

“A poesia na obra do Gil me arrebata. Sua musicalidade inspira e alimenta minha alma, meu processo criativo”, diz.

Mario Edson

Mário se iniciou na arte da fotografia aos 14 anos, com seu primeiro ensaio fotográfico amador. Sempre recebendo incentivos dos seus pais Edson Antônio e Lucília, ele desenvolveu seu talento de forma independente, através do olhar e da percepção, sem nunca ter feito um curso especializado para fotografia.

“Iniciei por acaso, por curiosidade, logo de início ficou perceptível à sensibilidade pela busca do inusitado e a facilidade na percepção e registros de situações do cotidiano”, contou Mário.

Para aqueles interessados em seguir na carreira da fotografia, Mario oferece um conselho: “Treine bastante o olhar, não priorize o equipamento, mas sim sua maior ferramenta: seus olhos. Busque razões e motivos concretos no ato de fotografar. Imprima uma marca nos registros, de forma a ter um olhar próprio, particular. Crie uma marca através da sensibilidade, enxergue as pessoas e os objetos e seres ao redor, são múltiplas as possibilidades, basta exercitar”, afirma.

Mario tem licenciatura em desenho pela Universidade Católica do Salvador, é pós-graduado em Gestão de Negócios pela PUC – Rio e atua , além de fotógrafo, como artista plástico e promotor cultural nas artes visuais (fotografia, artes plásticas e cinema).

Como fotógrafo tem realizado ensaios documentais sobre vida e obra de proeminentes personalidades da cena artística cultural brasileira e estrangeira, tais como Jorge Amado, Calasans Neto, Mario Quintana, Akira Kurosawa, José Saramago e Ariano Suassuna, entre outros.

*Sob supervisão do editor Chico Castro Jr.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Na mostra Por Aí, diversos registros das andanças de Mario por diversos países
Play

Ilha de Itaparica recebe gravações de filme "Melodia do Amor"

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA