VISUAIS
Mostra estimula a reflexão sobre a paz na mundo e no dia a dia
Centro Cultural Solar Ferrão recebe a exposição interativa e contemplativa Paz em Todas as Línguas
A Brahma Kumaris, movimento espiritual sem fins lucrativos, trouxe neste início de ano para o Centro Cultural Solar Ferrão, no Pelourinho, a exposição Paz em Todas as Línguas. Com a mensagem de que todos podem acessar a sua paz interior e difundi-la pelo mundo, a mostra coletiva, que fica em cartaz até o dia 15 de março, conta com inúmeras obras e instalações interativas. A entrada é gratuita e a visitação pode ser feita de terça à sexta-feira, das 10h às 16h e nos sábados das 12h às 16h.
“Nós vivemos em um mundo com guerras religiosas, guerras políticas, pandemias. É um momento que a gente não só precisa falar de paz, mas encontrar uma forma de instaurar a paz em nossas vidas, na nossa forma de pensar, de falar, de interagir com os outros. A ideia da exposição é trazer a inspiração da paz para o cotidiano”, explicou Goreth Dunningham, coordenadora da unidade do Brahma Kumaris em Salvador e uma das curadoras da exposição.
A mostra é dividida em dois espaços: um espaço mais contemplativo e o “Espaço Jovem”, com obras interativas. A primeira parte conta com o "Oceano do Conhecimento", painel com o mar ao fundo e oito quadros que explicam a filosofia do Raja Yoga, forma de meditação difundida pelo Brahma Kumaris, organização que surgiu na Índia em 1937 e hoje está em mais de 110 países. Também estão nesse espaço obras como As Borboletas, do premiado artista baiano Ray Vianna, e o painel Paz nas Religiões, de Ju Violeta, artista que possui diversos grafites espalhados pelas ruas de São Paulo.
Pintura e meditação
O grande diferencial da exposição está no seu espaço interativo, onde as pessoas podem pintar um painel com as cores que representam a paz em “Pinte a Paz”, meditar ao som do mar no “Mergulho no Oceano da Paz” e até manipular as obras.
Uma das instalações é formada por diversas caixas que guardam depoimentos de jovens de 14 países, em dez línguas diferentes e o visitante pode abrir e retirar a sua mensagem sobre como cada um encontrou a paz na sua vida. Também no chamado “Espaço Jovem”, quem visita a exposição pode assistir a projeção de um clipe em stop motion, produzido por Alex Pochat.
A equipe do museu tem feito parcerias com as escolas de Salvador para que os estudantes possam contemplar a exposição. “Os jovens passam pela porta, se interessam, entram e já estão meditando, conversando sobre a exposição. As pessoas entram aqui e saem mais leves. É uma sementinha plantada para que eles possam buscar essa paz interior”, afirmou Fátima Soledade, coordenadora do Centro Cultural Solar Ferrão.
O Centro Cultural Solar Ferrão já é parceiro da Brahma Kumaris desde 2018, quando abrigou a exposição União entre os Povos. Já em 2019, recebeu a mostra A Paz Pede Passagem e agora no início de 2023 recebe Paz em Todas as Línguas.
“Gostamos de trazer sempre no início do ano essas mensagens positivas de paz, amor e sintonia. E agora que a gente enfrentou uma pandemia de mais de dois anos sem contatos, as pessoas não se entendem e o planeta está sendo devastado, é muito propício falar de paz”, concluiu Fátima.
Paz em todas as línguas / Centro Cultural Solar Ferrão (Eua Gregório de Mattos, 45 - Pelourinho) / Visitação: Terça a sexta-feira, das 10h às 16h; sábado, das 12h às 16h / Entrada: gratuita / Condicionada à apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19.
*Sob supervisão do editor Chico Castro Jr.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes