“NÃO É NÃO!”
Carnaval 2023: MP faz ação contra importunação sexual
Campanha será feita por meio de orientação e sensibilização dos foliões
O Ministério Público estadual planeja uma ação preventiva para o combate à importunação sexual no Carnaval de Salvador, por meio do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (Nevid). A campanha será feita por meio de orientação e sensibilização dos foliões.
Durante a folia, equipes do MP estarão nas ruas para realizar um trabalho baseado no slogan de que “Não é não!”, que é usado no enfrentamento da prática de importunação. Em 2023, o trabalho foi reforçado com a parceria de novos órgãos públicos, como a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude.
A exemplo das ações feitas pelo órgão, segundo a promotora de Justiça e coordenadora do Nevid, Sara Gama, desde 2020, o MP recomendou ao bloco ‘As Muquiranas’ a realização de ações preventivas junto aos seus associados.
O fato ocorre desde que mulheres denunciaram casos de violência sofridos durante o Carnaval, em especial no ano de 2018. Assédio sexual e agressões físicas fizeram parte de uma série de relatos publicados nas redes sociais contra a passagem do bloco pelos circuitos da folia.
Este ano, durante a entrega dos abadás do bloco ‘As Muquiranas’, no último dia 13, Integrantes do MP estiveram no local para distribuir panfletos com a orientação sobre o crime de importunação sexual, que pode levar a uma pena de um a cinco anos de prisão.
A promotora de Justiça ainda explica que empresas privadas também aderiram ao trabalho e auxiliarão no desenvolvimento das ações que serão realizadas nos dias de Carnaval.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro