Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > CARNAVAL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
14/02/2024 às 6:00 - há XX semanas | Autor: Priscila Dórea

CARNAVAL

Circuito Osmar encerra folia em alta com grandes atrações

Ivete, Timbalada, Durval, Olodum, Saulo, Daniela e Xanddy se despediram do Carnaval no Campo Grande

Empolgação fez Ivete descer do trio para ficar na pipoca
Empolgação fez Ivete descer do trio para ficar na pipoca -

"Não lembro de ter visto o Carnaval da Avenida assim alguma vez na vida. Cheio, movimentado, com grandes artistas e atrações pra todo gosto... O Carnaval de 2024 foi incrível e eu só não queria que isso acabasse", afirmou a atendente de loja Clarice Ribeiro, 28 anos, que curtiu o sexto e último dia do Carnaval de Salvador no Circuito Osmar. Reunindo nomes como Ivete Sangalo, Durval Lelys, Olodum, Saulo, Daniela Mercury, Xanddy Harmonia e Timbalada, todos em trios pipoca, o Carnaval do Centro em 2024 parece ter consolidado a volta do circuito ao protagonismo da Maior Festa de Rua do Mundo.

Enquanto para a jovem Clarice o Circuito Osmar nunca esteve tão bom, foliões com mais carnavais na conta tiveram uma espécie de déjà vu este ano. "É muito bonito ver o Carnaval do Campo Grande voltar a ser o que era antes. A Avenida é o berço do Carnaval, e ver grandes artistas voltarem a tocar com toda energia nela era algo que eu torcia para ver outra vez. Claro que o Carnaval mudou muito da minha adolescência para cá, mas a festa que passou por aqui nos últimos dias mostrou que o Carnaval da Avenida está mais vivo do que nunca", contou o psicólogo aposentado Alberto Menezes, 69 anos, que foi ao Osmar especialmente para assistir o Olodum.

Pipoca do Saulo movimentou o tradicional circuito do Centro
Pipoca do Saulo movimentou o tradicional circuito do Centro | Foto: :Olga Leiria | Ag. A TARDE

Coberto por milhares de pessoas de uma ponta a outra, a alegria do Circuito Osmar deixou uma marca na história do Carnaval de Salvador - com direito, inclusive, a Ivete Sangalo e Tony Salles descendo de seus trios, e cantando no meio da multidão -, e a energia presente ali, afirma a professora Clara Andrade, de 38 anos, era tudo que ela queria transmitir para a sua filha de cinco anos, Ana Clara, que junto dos pais, foi curtir os blocos infantis que percorreram o circuito logo cedo.

“Sempre fui apaixonada pelo Carnaval e queria realmente dividir isso com ela. Então poder fazer isso no circuito onde essa festa imensa começou é ainda mais incrível, ainda mais levando em conta o quanto a Avenida voltou a ser mais valorizada. Realmente não sei se, quando ela crescer, vai gostar tanto quanto eu gosto, então o importante hoje é que ela está se divertindo bastante”, ressaltou a mãe, que observava, com um grande sorriso, a filha vestida de fada pular e gritar animada enquanto um carro-pipa molhava o grupo de crianças em que ela estava.

Recuperação

Segundo o prefeito Bruno Reis, o maior legado da atual gestão no Carnaval é justamente o fortalecimento da folia no Centro. “Foi a nossa gestão que salvou o Carnaval do Centro, e isso ninguém jamais vai tirar. O mais marcante no Carnaval foi o retorno com força do Carnaval do Centro". O prefeito ainda ressaltou o público dos dois circuitos principais, que quase empataram em número de foliões na segunda-feira (12) de Carnaval: 861 mil, no Dodô, e 836 mil, no Osmar. "Tinha, pelo menos, 20 anos que isso não ocorria nessa cidade, e nós fizemos isso”, destacou.

O Carnaval de Salvador, oficialmente, chegou ao fim... Mas hoje ainda tem arrastão, viu bê? Criado por Carlinhos Brown em 1995, o arrastão já é tradição e marca, de forma não oficial, o encerramento do Carnaval de Salvador. Sem blocos com cordas, o evento começa às 9h no Circuito Dodô, e é dedicado aos trabalhadores que ficaram de serviço durante os dias de festa - além de foliões baianos e turistas. Este ano, o primeiro dos quatro trios será o de Bell Marques, seguido pelo cantor Léo Santana e então o trio de Danniel Vieira, que levará convidados, entre eles: Kart Love, Silvanno Salles e Guga Meira, além das bandas Duas Medidas, La Fúria e Mabolada.

Encerrando o evento teremos o seu criador, Carlinhos Brown, que arrastará a multidão junto ao Ilê Aiyê, Olodum e Os Zárabes, reunindo centenas de percussionistas afros na Barra/Ondina. “Abrimos e fechamos o Carnaval homenageando os Blocos Afros, os 50 anos dessa riqueza que é só nossa, que nos diferencia e nos identifica, uma das nossas maiores riquezas culturais. Vai ser especial ter todos esses grandes artistas no nosso arrastão, fechando com chave de ouro o maior de todos os carnavais da história”, afirmou o prefeito.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Repórter cidadão

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Publicações Relacionadas

A tarde play
Empolgação fez Ivete descer do trio para ficar na pipoca
Play

Carlinhos Brown invade a Barra com corrida antes de puxar Arrastão

Empolgação fez Ivete descer do trio para ficar na pipoca
Play

Leo Santana leva sucessos para Arrastão da Quarta-Feira de Cinzas

Empolgação fez Ivete descer do trio para ficar na pipoca
Play

La Fúria arrasta multidão em trio sem cordas na Barra. Veja vídeo.

Empolgação fez Ivete descer do trio para ficar na pipoca
Play

Leo Santana é aclamado pelos fãs na saída do Farol da Barra

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA