CARNAVAL
Filhos de Gandhy: tradição e resistência no Carnaval
Afoxé pinta os circuitos do Carnaval de Salvador de branco há 75 anos
Por Priscila Dórea

Cobrindo com seu tapete branco os circuitos do Carnaval de Salvador há 75 anos, o ano das bodas de brilhante do Afoxé Filhos de Gandhy será de homenagens a Caetano Veloso. “Dentro daquele turbante do filho de Gandhi, é o que há. Tudo é chique demais. Tudo é muito elegante…” canta Caetano Veloso em sua música “Beleza Pura”, que em 2024 será o tema do Carnaval dos Filhos de Gandhy.
Legado
“Durante estes 75 anos, os Filhos de Gandhy mantiveram sua trajetória de tradição e resistência, levando esse legado de paz a 75 Carnavais para Salvador, para o Brasil e para o mundo. E em 2024 não será diferente. Decidimos homenagear Caetano Veloso não apenas por ele ser um dos nossos filhos, mas porque precisamos passar a valorizar mais as pessoas em vida, não é? Ainda essa pessoa sendo Caetano Veloso, com todo esse talento e história”, explica o presidente do Afoxé Filhos de Gandhy, Gilsoney de Oliveira.
Fundado por estivadores portuários de Salvador no dia 18 de fevereiro de 1949, o Afoxé Filhos de Gandhy possui mais de 10 mil integrantes, todos homens, e é o maior afoxé do Carnaval da capital baiana. O ritmo tocado pelos Filhos de Gandhy é reconhecido à distância até por quem não gosta de Carnaval, e tem origem na nação africana Ijexá, que saía pelas ruas dançando e cantando.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes