TURISMO EM ALTA
Mais de 5 mil turistas chegam de cruzeiro para o Carnaval de Salvador
Navio atracou trazendo pessoas que vieram aproveitar a folia ou apenas passear e conhecer a cultura local
Por Patrick Levi*
Por causa do Carnaval, a temporada de cruzeiros em Salvador está intensa. Na manhã de ontem, um navio com mais de 5 mil passageiros atracou no porto da cidade trazendo muitas pessoas que vieram dispostas tanto a aproveitar a folia, quanto para a conhecer um pouco da cultura baiana longe dos grandes eventos. A Secretaria do Turismo (Setur-BA) cuidou da recepção dos navegantes, que se mostraram empolgados com as boas vindas.
Um dos visitantes mais animados foi o carioca Emerson Santos, de 37 anos. Administrador de empresa, o turista já conhece a cidade de “outros carnavais”, e sempre que pode, retorna. Em conversa com o Portal A TARDE, se mostrou extremamente ansioso para participar da folia.
“Já é a minha quarta vez [em Salvador]. O que me trouxe aqui, e eu fico até arrepiado quando digo, é a energia do local. É uma energia incrível que você não encontra em nenhum outro lugar do mundo. Vim do Rio, pelo cruzeiro, para o Carnaval e já estava na expectativa para curtir cada segundo”, afirmou.
Já o casal de aposentados, Lane e Gilberto Moura, do Espírito Santo querem um pouco mais de calmaria na visitação: "Viemos mais para passear mesmo. Já conhecemos bastante a festa. Mesmo assim, a expectativa é alta. Os baianos são muito receptivos".
Economia em alta
O turismo é de grande importância para o desenvolvimento da economia. Os estados e municípios com uma rica história, como é a capital baiana, saem na frente nesse sentido e conseguem atrair grande visitação. O retorno financeiro é notório.
“No período de Carnaval, a nossa expectativa é de recebermos 3 milhões de pessoas que vão vir de fora do estado. Essas pessoas devem injetar em nossa economia R$ 6,6 bilhões, somente nesse período”, disse o secretário de Turismo do Estado, Maurício Bacelar
O cruzeiro que atracou ontem, o MSC Seaview, foi o segundo navio do tipo que chegou à cidade só em fevereiro. O primeiro chegou no dia 1° e trouxe cerca de 1.700 pessoas de outros p aíses. Mais dois navios ainda devem chegar até o fim desse mês e outros até abril. A recepção animada da Setur aos turistas, com direito até a um pequeno trio elétrico, de acordo com o secretário, serve para passar um recado positivo aos visitantes.
“Eles [turistas] chegando à Bahia terão uma experiência única na vida. Não só pelos atrativos naturais que a Bahia tem, mas também por esse povo maravilhoso e receptivo. A ideia é dizer a eles que podem vir aqui curtir o nosso Carnaval porque aqui, além de ser o maior e melhor do mundo, é um Carnaval seguro”, concluiu.
*Sob supervisão da jornalista Hilcélia Falcão
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes